Publicado em 19 de dezembro de 2018

Como ter suas vontades respeitadas na hora do adeus?

Não é fácil falar sobre a morte com as pessoas que amamos. Não é à toa que o assunto ainda é um tabu em muitas culturas, principalmente ocidentais. Já falamos sobre isso em outros posts, inclusive.

Por isso, quem tem uma visão diferente da sua família sobre a morte, precisa encarar o desafio e conversar a respeito, caso queira que as suas vontades sejam respeitadas quando chegar a hora de sua partida.

Nesse post, vamos apresentar dicas de como explicar o seu ponto de vista e até que medidas legais podem ser tomadas para que seus desejos sejam considerados. Se esse assunto lhe interessa, continue com a leitura.

Faça valer os seus desejos após a sua passagem

Em primeiro lugar, converse com seus familiares abertamente.

O desafio é ainda maior para quem vive em uma família muito religiosa, já que falar de morte ainda costuma deixar as pessoas desconfortáveis.

Não é costume da maioria das sociedades planejar a morte ainda em vida, mas essa pode ser uma garantia de que as suas vontades serão cumpridas e de que os seus familiares não sofrerão com as decisões que envolvem esse momento.

Alguns assuntos são delicados e incômodos, mas precisam ser tratados abertamente com os familiares, como o desejo de ser cremado, doar seus órgãos ou até mesmo não querer ser mantido vivo por aparelhos.

Evite discussões, mas deixe claro o seu ponto de vista e explique os motivos que o levou a tomar essa decisão.

Tenha protetores

Sempre há pessoas na família que concordam ou, pelo menos, respeitam o nosso ponto de vista. Conte com essa pessoa para ser uma espécie de mediadora na conversa e até mesmo para que seja sua protetora, no caso de você não conseguir mais se comunicar. Ela pode ser um amigo próximo também.

Dessa forma, você tem a garantia de que as suas vontades serão cumpridas, já que seus protetores saberão o que é importante para você nesse momento.

Há recursos legais

Uma ótima maneira de fazer valer as suas vontades para quando você estiver incapacitado de tomar decisões, ou ainda para as questões pós-morte é contar com a justiça

No Brasil, existem dois documentos importantes que podem ser usados nessas situações de conflitos em relação aos costumes e tradições: o testamento vital, onde constam os desejos de uma pessoa em condições nas quais a morte é inevitável e a declaração de vontade, que, para ser reconhecida, deve ser lavrada em cartório e também elenca todas as vontades da pessoa tanto para os tratamentos paliativos, como para as decisões póstumas, como formas de sepultamento, doação de órgãos, cremação, entre outros.

Com relação à cremação, por exemplo, se você não fizer a sua declaração de vontade em vida, essa autorização caberá a algum dos seus familiares, que poderá não considerar o seu desejo.

Comece a planejar com antecedência

Não deixe para tratar da morte quando já for tarde demais e não houver muito o que ser feito, principalmente porque boa parte dos familiares não saberá lidar com o assunto e, por isso, suas vontades podem não ser cumpridas.

Por isso, é tão importante começar a planejar a sua despedida ainda em vida. Se você tem desejos que vão contra os costumes e tradições dos seus familiares, quanto antes começar a prepará-los, mais fácil será de eles assimilarem e respeitarem as suas vontades.

A documentação, como o testamento e a declaração de vontade, também deverá ser compartilhada com seus familiares, e poderá ser revogada por você a qualquer momento, caso mude de ideia.

Escolha um bom cemitério que ajude a tornar o momento da despedida menos dolorido

Agora que você já recebeu algumas dicas de como lidar com a morte antes que ela aconteça, escolha um cemitério que ofereça uma boa estrutura, em ambiente acolhedor e rituais respeitosos de despedida. Tudo isso ajuda a lidar com a morte quando nos deparamos de repente com ela.

O Cemitério Metropolitano fica em São Vicente e é a melhor escolha para você oferecer uma despedida honrosa e tranquila para quem partiu. Familiares e amigos receberão todo o conforto de nossa equipe, para a despedida do seu ente amado. Faça um contato através dos telefones (13) 3048 4755 | (13) 3048 4257, WhatsApp ou preenchendo o formulário do site e conheça nossas instalações.

______

O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Categoria: Dicas
WhatsApp