Cemitério Metropolitano

Eu quero ser cremado. Como faço para autorizar?

A cremação tem sido uma opção de sepultamento bastante procurada, pelos diversos benefícios que ela apresenta. Além de ser um procedimento que não agride o meio ambiente, os custos são reduzidos já que não é necessário a manutenção de uma lápide no cemitério, por exemplo. Além disso, o cerimonial de cremação é menos impactante aos familiares e entes queridos, gerando menos sofrimento e respeitando inclusive aquele que deixou essa vida.
Porém, para que um defunto seja cremado algumas diretrizes precisam ser seguidas e é sobre isso que vamos falar nesse post para que você entenda o que precisa fazer caso queira ser cremado quando morrer ou como proceder para cremar um ente que faleceu.

Quais são os pré-requisitos essenciais para realizar uma cremação?

A cremação nada mais é do que a queima do corpo a uma temperatura média de 900°C, em um processo que pode levar até três horas. Trata-se de uma prática milenar, que está se popularizando nos países ocidentais, principalmente por causa dos seus benefícios para o meio ambiente em comparação ao sepultamento tradicional.
Existe todo um cuidado quando se fala em cremação, uma vez que é uma prática que nem todas as sociedades aceitam ou compreendem.

O procedimento é regulamentado no Brasil pela lei 6.015/73, que estabelece alguns critérios para que seja autorizada uma cremação. Falaremos sobre eles a seguir, para que você não tenha nenhuma dúvida.

01 – É necessário que o falecido tenha manifestado em vida o interesse em ser cremado, com uma Declaração de Vontade assinada, com reconhecimento em cartório;

02 – Se não houver essa autorização, ou seja, se o falecido não tiver se manifestado sobre a cremação em vida, a decisão pela cremação será dos parentes de primeiro grau (cônjuges, pais, filhos, avós, irmãos e netos);

Alguns cemitérios, inclusive, exigem que a família registre em cartório uma escritura pública onde afirmam que o ente falecido desejava ser cremado, ainda que não tenha declarado isso publicamente.

Ainda que não seja mais obrigatório a manifestação em vida pela vontade em ser cremado, isso diminui muito as burocracias e o sofrimento. Por isso, caso seja de sua vontade, manifeste em seu círculo familiar e de amigos – ou ainda por meio de uma Declaração de Vontade – esse desejo.

03 – No caso de o falecido não ter parentes de primeiro grau, será necessária uma autorização judicial, solicitada pelos parentes distantes. Nesse caso, serão solicitados a certidão de óbito, uma declaração do delegado não se opondo à cremação e um boletim de ocorrência se a morte tiver sido violenta;

04 – Normalmente, exige-se que o atestado de óbito seja assinado por dois médicos ou um médico legista;

05 – Se a morte foi violenta ou por razão desconhecida, também deve haver autorização judiciária e apresentação do boletim de ocorrência.

Considerações importantes sobre a cremação:

– O defunto não pode ter marca-passo, grandes próteses metálicas ou aparelhos no corpo que usem pilha ou bateria;

– A cremação só pode ser feita 24 horas após ser constatado o óbito.

Somente após todas essas etapas cumpridas é possível realizar o cerimonial de cremação. Os familiares receberão os restos mortais do parente, após um ritual respeitoso, moderno e que respeita o meio ambiente, conforme já falamos em posts anteriores aqui no blog.

Outra vantagem é que ao receber as cinzas, a família pode dispersa-la em algum local de afeto do morto, guardar em casa ou em algum local religioso ou ainda em um columbário dentro do cemitério mesmo.

Bom, agora que você já conhece as burocracias que precisam ser seguidas para um ritual de cremação, e caso esse seja seu interesse, manifeste desde já essa vontade àqueles que estão próximos. Isso vai tornar tudo mais fácil na hora da despedida.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossos serviços.

______

O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Mande sua mensagem para o Metropolitano.