Publicado em 06 de dezembro de 2018

Falar sobre a morte te causa desconforto? Saiba como lidar com isso!

Está aí um assunto sobre o qual poucas pessoas se sentem à vontade para falar. Muitas fogem e a frase mais ouvida talvez seja “eu sei que ela é inevitável, mas não quero pensar nisso agora”.

Fato é que a morte ainda é um tabu em nossa sociedade. Não queremos falar dela, nem quando diz respeito a nós mesmos e tampouco com relação aos nossos entes queridos.

Mas, sim, nós precisamos falar sobre a morte e aprender a encará-la com mais maturidade e naturalidade. Afinal, a morte, ironicamente, faz parte da nossa vida.

Por isso, nesse post, apresentamos algumas dicas para você aprender a lidar melhor com esse assunto que provoca tanto desconforto. Continue a leitura e aprenda a compreender melhor a inevitável despedida.

Procure tentar entender e aceitar a morte antes que ela ocorra

Apesar do desconforto inicial, falar abertamente sobre a morte e discuti-la de forma natural é uma excelente estratégia para aceitar que todas as pessoas morrerão um dia.

Falar sobre o assunto ajuda-nos a cuidar do nosso psicológico para que possamos compreender o processo e aceitar a morte quando ela chegar. Quanto mais preparados estivermos, mais compreendemos que ela é inevitável.

Comece, desde já, a praticar o desapego

Desapego é quando desejamos a felicidade de quem amamos indiferentemente se a pessoa esteja ou não ao nosso lado. Por isso, pratique o amor ainda em vida com todos que lhe cercam, aproveite os momentos possíveis ao lado de quem você ama e aceite que, um dia, todos acabarão partindo. Viva tão intensamente junto daqueles que ama, de forma que, na partida, o que reste sejam as memórias compartilhadas juntos.

Amar e praticar o desapego é uma das melhores maneiras de lidar com a morte de quem amamos, entendendo que o nosso tempo é finito.

Mantenha uma visão otimista

Para muitas pessoas, ter uma religião ajuda bastante a encarar o processo da morte de forma menos dolorosa, compreendendo que este é um processo transitório e que todos nós nos reencontraremos novamente.

Mas, independentemente da sua crença, manter uma visão mais otimista da morte é fundamental no processo de aceitação. É importante tentar superar o medo da morte e entender que este é um fato inevitável, valorizando o presente.

Crie formas de aceitar a morte

Um dos grandes problemas na aceitação da morte é a culpa, que faz com que muitas pessoas sofram em demasia e se questionem se poderiam ter feito algo para evitar o falecimento do ente querido ou ainda se não podiam ter valorizado mais quem partiu.

Cultivar a culpa não é saudável e tampouco trará a pessoa de volta, portanto, apenas lembre-se de que a vida é feita de bons e maus momentos, e que isso não diminui o amor que sentimos por alguém. Foque seus pensamentos nos bons acontecimentos que viveram juntos e compartilhe essas lembranças com outros familiares e amigos.

Aceite o seu sofrimento

Não fuja do luto, não deixe de sofrer. Vivenciar esse momento é uma experiência extremamente importante no processo de aceitação da morte e, por isso, você deve acolher o seu sofrimento e sentir, com respeito, a sua dor.

Tenha uma rede de apoio

Na hora da despedida, é fundamental poder contar com amigos e familiares, principalmente com aqueles que também estão vivenciando o luto. Conversar sobre a perda, relembrar os bons acontecimentos e desabafar ajuda a aceitar a morte e a tornar o processo menos doloroso.

Há grupos de apoio a enlutados para aquelas pessoas que têm mais dificuldades em falar sobre o assunto. Tentar lidar com tudo isso sozinho pode ser mais difícil e doloroso, além de fortalecer o processo de culpa.

Encontre uma maneira de dizer adeus

Os rituais pós-morte, como o velório e o funeral, são muito importantes, principalmente porque nos ajudam a encerrar um ciclo. Porém, em muitos casos, esses momentos não são suficientes e, por isso, vale a pena tentar encontrar outras maneiras de se despedir de quem partiu, como, por exemplo, escrevendo uma carta.

Coloque nela todos os seus sentimentos, o que gostaria de ter dito, como se sente, entre outras questões que o afligem. Então, você poderá guardar a carta ou criar um ritual para ela, queimando-a ou jogando-a ao mar, por exemplo.

Prepare um belíssimo ritual de despedida

Tente oferecer, como última homenagem ao ente amado que partiu, através de uma sala de velório confortável e com ótima estrutura, e no caso de cremação, com um cerimonial de cremação bonito, em um lugar acolhedor, que respeite aquele que foi e ofereça conforto e consolo a quem fica. Reúna amigos e familiares queridos e proporcione uma despedida digna, que ajude a minimizar o sofrimento de todos e a reforçar as boas lembranças.

O Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente e é a melhor escolha para você oferecer uma despedida honrosa e tranquila para o ente amado, além de garantir um sepultamento sem impactos ao meio ambiente, através de tecnologias nos nossos lóculos perpétuos.

Familiares e amigos receberão todo o conforto de nossa equipe, através de um ótimo atendimento, para que a despedida do seu ente amado seja realizada de maneira respeitosa e honrável. Entre em contato conosco através dos telefones (13) 3048 4755 | (13) 3048 4257, WhatsApp ou preenchendo o formulário do site , fale conosco e tire suas dúvidas!

______

O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Categoria: Cemitério Vertical
WhatsApp