Publicado em 29 de novembro de 2018

Meio ambiente e saúde pública: impactos causados pelo necrochorume em cemitérios horizontais.

Talvez você nunca tenha ouvido falar em necrochorume, mas ele é muito presente e pode causar sérios danos à saúde e ao meio ambiente. Praticamente todos os cemitérios públicos geram problemas hidrogeoambientais em função da falta de infraestrutura nos sepultamentos.

O necrochorume é o líquido eliminado pelos corpos durante o primeiro ano após enterrados. Ele contamina as águas subterrâneas e é composto por 60% de água, 30% de sais minerais e 10% de substâncias orgânicas, sendo algumas bastante tóxicas, como a putrefina e a cadaverina, responsáveis pela transmissão de doenças infectocontagiosas, entre elas a hepatite e a poliomielite.

Um cadáver de 70 quilos produz cerca de 30 litros de necrochorume durante a decomposição e os micro-organismos liberados neste processo podem se proliferar a um raio de mais de 400 metros do cemitério.

Que danos o necrochorume pode trazer à saúde e ao meio ambiente?

O grande problema é que o necrochorume é facilmente absorvido pela água e, por isso, a situação é alarmante, principalmente, nos locais onde o abastecimento se dá por poços ou cisternas.

Após sepultado, o corpo passa por alguns processos de transformação, que liberam substâncias tóxicas no solo e no ar, por meio do necrochorume e de gases.

O necrochorume apresenta alta toxidade em função da presença de venenos orgânicos complexos e de agentes patogênicos (bactérias e vírus). Sua influência sobre a água que consumimos depende do tipo de solo e de terreno.

Em muitos casos, os micro-organismos provenientes da decomposição podem contaminar o lençol freático e mesmo os aquíferos confinados, já que o tempo de sobrevivência das bactérias e vírus pode chegar a cinco anos em condições ideais.

Como o necrochorume atinge a nossa saúde?

A ingestão, a inalação ou qualquer contato direto com as substâncias do necrochorume atinge os seres humanos principalmente no trato digestivo, no fígado, nos pulmões ou na epiderme.

As principais doenças causadas pela decomposição dos corpos são a gastroenterite, amebíase, diarreia e febre, leptospirose, febre tifoide, febre intestinal, cólera, infecções respiratórias, meningite, doenças respiratórias, erupções cutâneas, hepatite e outras.

Vale dizer que algumas delas podem levar à morte e a epidemias.

Impactos causados pelos cemitérios

Os cemitérios horizontais provocam, além de impactos ambientais, psicológicos, urbanísticos e socioambientais. Já entendemos quais os problemas ao meio-ambiente causados pela decomposição dos cadáveres, mas também vale dizer que outros problemas também são preocupantes, como a disposição de resíduos sólidos deixados por amigos e familiares nos cemitérios; a poluição visual causada pela negligência aos túmulos e também pelos resíduos de construção muitas vezes abandonados nas proximidades da sepultura.

Por isso, opte por um cemitério vertical

Os cemitérios verticais não causam prejuízos ao meio-ambiente e nem à população, visto que os corpos não têm contato com o solo e todos os gases liberados no processo de decomposição são filtrados, tornando-se não poluentes.

O Cemitério Vertical Metropolitano

O Cemitério Vertical Metropolitano, em São Vicente, utiliza de técnicas modernas para minimização de impactos ambientais. Nossa estrutura, além de reduzir os problemas no solo e na água, permite que sejam realizados procedimentos adequados do ponto de vista sanitário e simbólico, com um espaço para que as famílias possam visitar as lápides de seus entes queridos.

Os lóculos pérpetuos são preparados para armazenar urnas funerárias, sem a necessidade de enterrá-las, lacrados duplamente, impermeabilizados e preparados para sepultamentos para que não haja qualquer vazamento líquido, o que impossibilita a contaminação do solo e lençóis freáticos.

Ao fundo de cada lóculo há um duto que retira os gases produzidos com a decomposição e os conduz para filtros que transformam os gases poluentes em inertes, que não agridem a natureza.

Por isso, o Cemitério Vertical Metropolitano é um dos cemitérios verticais mais ecológicos do Brasil, constituindo-se a melhor escolha para oferecer uma despedida honrosa e tranquila para o ente amado através de salas de velório e cerimonial de cremação.
Não deixando de garantir um sepultamento ou cremação sem grandes impactos ambientais. Que tal você entrar em contato com a nossa equipe, que está disponível 24h para atender você e tirar suas dúvidas sobre os nossos serviços? Você nos encontra através dos telefones (13) 3048 4755 | (13) 3048 4257, WhatsApp ou preenchendo o formulário do site , fale conosco e planeje-se!

______

O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Categoria: Cemitério Vertical
WhatsApp