Publicado em 19 de dezembro de 2018

Sepultamento x enterro: você sabe a diferença?

Muitas dúvidas ainda pairam em nossas cabeças quando o assunto é a morte de um ente querido. O tema é tabu na maioria das sociedades ocidentais e, por isso, alguns protocolos geram confusões.

Você sabe por exemplo se há diferença entre sepultamento e enterro? Se não sabe, continue a leitura, que nós iremos explicar.

Sepultamento ou enterro: qual é o termo correto?

A maioria das pessoas não sabe, mas, na prática, os dois termos guardam diferenças bastante significativas. Enterro, como a própria palavra sugere, tem relação com o ato de enterrar alguém, ainda que não exista um espaço destinado para esse fim.

Já o sepultamento está relacionado ao ato de colocar o falecido dentro de uma sepultura, um local específico para acondicionar o corpo e para prestar as últimas homenagens, que pode ser um caixão ou uma urna funerária, no caso das cremações.

O termo enterro tem caído em desuso, principalmente considerando que enterrar corpos fora dos cemitérios é crime pela legislação brasileira. Por isso, o mais adequado é usar a palavra sepultamento, já que essa sugere um trabalho profissional.

Como realizar as últimas homenagens a um ente querido?

Entendida a diferença entre sepultamento e enterro, veja nossas dicas para realizar uma linda homenagem ao ente amado que partiu.

  • Defina se haverá um sepultamento ou uma cremação, de acordo com o desejo do falecido ainda em vida. No caso da cremação, em muitos casos, a pessoa deixou uma “Declaração de Vontade’, manifestando o desejo de ser cremada. Se não houver nenhuma orientação sobre isso, os familiares é que deverão tomar a decisão.

A família ainda terá que decidir sobre a sepultura, pensando no caixão mais adequado, mesmo que houver cremação, já que o caixão é cremado junto.

  • Planeje o velório. Embora não seja fácil, alguém da família precisa tomar à frente e organizar a cerimônia de despedida. É preciso decidir onde o corpo será velado, a ornamentação, o caixão e outros detalhes. Em muitos casos, a família também terá que decidir se o caixão ficará aberto ou fechado durante o velório, definindo as roupas e até a maquiagem.
  • Defina as homenagens. Para isso, é possível contratar serviços especiais, como chuva de pétalas, leituras de trechos da bíblia, músicas especiais, carro para o translado, lembranças de luto e buffet. Tudo isso ajuda a tornar este momento menos doloroso e ainda permite que as pessoas consigam se despedir adequadamente.

Escolha um cemitério com excelente infraestrutura e que ofereça acolhimento

O Cemitério Vertical Metropolitano oferece excelente infraestrutura, com serviços diferenciados para ajudar a amenizar a dor da despedida. Estamos em São Vicente e somos a melhor escolha para você oferecer uma despedida honrosa e tranquila para quem partiu.

Faça um contato através dos telefones (13) 3048 4755 | (13) 3048 4257, WhatsApp ou preenchendo o formulário do site e conheça nossos serviços e instalações.

______

O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Categoria: Fique por dentro
WhatsApp