Publicado há 6 meses atrás

Ação Social no Metropolitano: confira as regras para a castração solidária

Mais uma ação social do Metropolitano! É com muita alegria que compartilhamos essa ação que, desta vez, beneficiará os animais de estimação das nossas redondezas. Serão 10 castrações mensais para quem mora no Parque Bitaru ou na Vila Margarida, ambos bairros de São Vicente.

Se você é morador de algum desses locais e tem um cachorro ou gato de estimação, continue a leitura e confira as regras para participar. Além disso, contamos como funciona a castração de cachorro e gato e qual é a sua importância. Por isso, fique tranquilo(a), seu animalzinho será bem cuidado e a castração é um ato de amor, pois previne diversas doenças. Continue lendo e confira!

Se preferir, clique direto no tópico:

Quais as regras para participar da castração solidária?

Por que a castração é indispensável e muito importante? 

Como funciona a castração de cachorro e gato?

Qual a idade ideal para castrar o cachorro ou gato? 

A castração de cachorro e gato é perigosa? 

Como são os cuidados pós-operatórias da castração?

O animal fica diferente após a castração?

Quais as regras para participar da castração solidária?

A regra mais importante é que, por enquanto, apenas moradores do Parque Bitaru e da Vila Margarida serão contemplados. Se você é um morador desses bairros de São Vicente, continue a leitura para saber como participar.

Como fazer a inscrição

  • O cadastro deve ser feito pelo e-mail: social@cemiteriometropolitano.com.br;
  • Envie foto legível dos seguintes documentos: comprovante de residência, RG e CPF;
  • Informe se o animal é cachorro ou gato, macho ou fêmea. 
  • Inscreva-se no canal do Youtube do Metropolitano clicando aqui e depois clicando no botão INSCREVER-SE em vermelho, no topo da tela.
  • Depois de inscrito, tire um print da tela em que apareça o botão de INSCRITO e a foto da sua conta no Youtube/Google, assim como na imagem a seguir:
como funciona a castraçao de cachorro

Prazo

Depois que enviar o e-mail para nós, você receberá uma resposta em até 7 dias úteis com a data do agendamento e a solicitação de outras informações do animal, como: porte, idade e raça.

Já para a realização da castração, não há prazo definido, pois dependerá da disponibilidade da clínica veterinária. Serão realizadas 10 castrações por mês.

Local da castração

As castrações serão realizadas na Clínica Bita Pet, parceira do Metropolitano no bairro.

Agora que você já sabe como se inscrever na castração solidária do Metropolitano, confira a resposta para as dúvidas mais frequentes sobre como funciona a castração de cachorro e gato.

Por que a castração é indispensável e muito importante? 

A castração é um ato de amor do tutor para com o animal, pois, previne o animal de diversas doenças, além de trazer benefícios comportamentais, confira a seguir.

Evita doenças como:

  • Piometra (infecção do útero);
  • Pseudociese (gravidez psicológica, que apresenta sintomas físicos);
  • cistos nos ovários;
  • hiperplasia prostática, que causa dor e dificuldade de urinar.

Benefícios da castração:

  • Melhora comportamental no animal, que fica menos territorialista, agressivo e agitado;
  • Diminui chances de fuga;
  • Diminui possibilidade de brigas com outros animais;
  • Aumenta a expectativa de vida;
  • Evita a propagação de doenças graves;
  • Facilita no adestramento do animal, como fazer as necessidades no local certo.

A castração só oferece benefícios aos animais. Além de ser um ato de responsabilidade individual do tutor para com o animal, também é um ato que beneficia toda a sociedade. Atualmente, existem diversos cachorros e gatos vivendo nas ruas, a castração evita que mais animais tenham o mesmo destino de sofrimento.

Dessa forma, castrar seu bichinho de estimação não significa não poder aumentar a família, pois, existem diversos animais nas ruas e em ONGs esperando um lar.

Como funciona a castração de cachorro e gato?

A castração de cachorro e gato fêmea consiste na remoção do útero e dos ovários, essa cirurgia é chamada de “ovariectomia”.

Já nos machos, ocorre a remoção dos dois testículos, uma cirurgia chamada de “orquiectomia”.

Mitos e verdades

  • Não é necessário esperar a fêmea ter a primeira cria para fazer a castração. O ideal é justamente o contrário, castrar antes mesmo de copular, seja macho ou fêmea.
  • O animal não fica triste com a castração. É importante lembrar que a cópula é apenas um instinto para o animal, não existe nenhuma satisfação no ato, então, ele não sente falta. 
  • O animal não deixa de ser brincalhão nem perde a disposição para passear e brincar com o tutor.

Qual a idade ideal para castrar o cachorro ou gato? 

O ideal é que a cirurgia seja feita antes da maturidade sexual dos animais. Nas fêmeas, é antes do primeiro cio; nos machos, no fim das vacinas pediátricas. Isso ocorre na idade entre 6 e 7 meses do animal.

No entanto, a castração pode acontecer depois, de acordo com a avaliação do veterinário que confere a saúde geral do animal e suas condições de fazer uma cirurgia.

A castração de cachorro e gato é perigosa? 

Não. Em animais saudáveis, a castração é um procedimento simples e bastante rotineiro na clínica veterinária. Mas, claro, devido à anestesia, o médico-veterinário precisa avaliar as condições do animal. Animais idosos, por exemplo, podem ser prejudicados e, por isso, a castração deixa de ser indicada.

Como são os cuidados pós-operatórias da castração?

Depois de chegar em casa, o tutor precisa medicar o animal conforme indicação do veterinário, tanto com medicamentos orais, quanto com o uso tópico de pomadas ou sprays. Também é indispensável manter o animal longe das ruas, pois ele ainda estará se recuperando, podendo se sentir desnorteado e fraco. Assim, é necessário que o animal não faça esforço físico, sem sair nas ruas nem subindo escadas, ou na cama e sofá.

Além disso, é também é indispensável:

  • Utilizar roupa cirúrgica ou colar elizabetano;
  • Ficar de olho nos pontos, garantindo que não tenham aberto;
  • Evitar que o animal faça esforço físico (ir para rua, subir escadas, subir na cama ou sofá);
  • Manter o animal dentro de casa.

Após alguns dias (tempo indicado pelo veterinário), o animal deve retornar à clínica para mais uma avaliação, bem como para fazer a retirada dos pontos.

O animal fica diferente após a castração?

Como dito anteriormente, há uma melhora comportamental. Mas essa mudança está ligada aos hormônios sexuais. Então, o cachorro ou gato macho deixam de demarcar território pelo xixi, bem como deixam de simular a cópula em objetos. 

A agressividade diminui quanto ela está ligada à demarcação de território, podendo tornar o animal mais sociável com outros animais. No entanto, é necessário levar em conta a personalidade do animal e como ele foi criado. Animais criados com outros animais tendem a ser mais sociáveis, naturalmente. Assim como animais que têm contato com diversas pessoas costumam não se importar tanto com vistas, por exemplo. Mas quem já teve mais de um animal, sabe que cada bichinho tem sua própria personalidade.

Uma preocupação comum é se o animal deixará de ser brincalhão e se terá menos disposição. Mas essa mudança não tem a ver com a castração, o que pode influenciar essa mudança de comportamento são os hábitos que você, como tutor, tem com o animal.

Além disso, os animais podem ficar menos agitados devido à idade, assim como as pessoas passam pelas fases de bebê, criança, adolescente, adulto e idoso, os animais também passam e, por isso, há mudanças no comportamento. 

Conheça o Metropolitano

Entre diversos serviços e produtos que oferecemos aqui no Metropolitano, está a cremação de animais. Vemos esse ato como uma manifestação de amor e respeito ao bichinho de estimação que proporcionou tantas alegrias durante sua vida. Uma forma de conseguir proporcionar essa despedida ao animal é se planejando; aqui no Metropolitano, aquisições para uso futuro contam com desconto. Confira:

  • A compra preventiva garante uma economia de até 15%;
  • Pagamentos à vista também contam com 10% de desconto. 

A cremação de animais, para o Metropolitano, é uma extensão do amor que temos aos bichinhos. Quem conhece o Metropolitano, pode ver de perto nossas ações, como a castração solidária, nossos próprios animais resgatados da rua e diversos outros que resgatamos, prestamos atendimento e fizemos a doação responsável.

Você tem dúvidas sobre a Cremação de Animais? Converse com a gente!

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3467-4864 | (13) 9966-14644 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!

Você tem dúvidas sobre a Cremação de Animais? Converse com a gente!

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3467-4864 | (13) 9966-14644 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!

Mais sobre o Metropolitano

Aqui no Cemitério Metropolitano, o cerimonial de cremação  e o cerimonial de sepultamento podem ser realizados na Sala Roma, nosso ambiente projetado para uma experiência sensorial para realizar cerimônias de velório e Homenagens Póstumas. Além da Sala Roma, ainda oferecemos mais quatro opções de salas para velório.

Também há a opção de escolher pelo velório online, em que é possível aproximar familiares e amigos que estejam longe e não consigam chegar a tempo da despedida.

Além disso, possuímos planos de pagamento acessíveis. Nós sempre incentivamos as pessoas a se planejarem para o momento da despedida que, afinal, é inevitável, mas pode ocorrer de maneira mais tranquila para os familiares.

Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, passando com mais calma pelo momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi.


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários, cremação para animais e realiza cerimonial para quem deseja prestar homenagem póstuma.

Categoria: Trabalho Social

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp
WhatsApp