Publicado há 8 meses atrás

Assistência funeral: o que oferece e como ajuda a economizar tempo

Não é porque a morte está longe que você não deve estar preparado para ela — psicológica e financeiramente. Do ponto de vista financeiro, a melhor maneira de se preparar é adquirindo serviços de forma preventiva, como jazigo ou cremação. Investir em uma assistência funeral também é uma excelente forma de não ser pego desprevenido.

O brasileiro não tem a cultura de se preparar financeiramente, sempre deixando tudo para a última hora. Por isso, acaba perdendo oportunidades de economizar e adquirir serviços melhores. Com o plano funerário, além de economizar, também é uma forma de planejar sua despedida de acordo com suas preferências, sem delegar as decisões para os familiares e ainda diminuindo os impactos financeiros e burocráticos para eles, agilizando os principais processos após morte e economizando tempo.

Acompanhe o texto e saiba como funciona a assistência funeral e conheça demais formas de se planejar.

Acompanhe os tópicos do texto:

1 – O que assistência funeral?
1.1 – O que oferece a assistência funeral
2 – Assistência funeral: vantagens e por que investir
3 – Quais decisões precisam ser tomadas após a morte?
3.1 – Documentos necessários após o óbito
3.2 – Embarque aéreo de corpos e de cinzas
3.3 – Tanatopraxia
3.4 – Preparação do velório
4 – Adquira também jazigo ou cremação de forma preventiva
5 – Elaborar seu testamento também é uma forma de se planejar

1 – O que assistência funeral?

A assistência funeral, também conhecida como assistência funerária ou plano funerário, é um serviço que você pode adquirir através de funerárias, cemitérios e seguradoras. O principal objetivo da assistência funeral é diminuir as burocracias pós morte para os familiares, além de ser uma forma de se prevenir e não precisar gastar dinheiro de uma forma inesperada.

Com a assistência funerária, a proposta é pagar ainda em vida pelos serviços funerários através de pequenas parcelas. Dessa forma, os familiares não terão que arcar com os custos relacionados à morte.

Ainda é possível escolher entre planos individuais (apenas para você) e planos familiares, em que é contemplado você e sua família (cônjuge e dependentes).

Os valores e os serviços oferecidos variam de um lugar para outro. Por isso é tão importante pesquisar antecipadamente para ter tempo de comparar e escolher o melhor custo-benefício. Fique atento aos serviços oferecidos e como funcionam os trâmites.

1.1 – O que oferece a assistência funeral

Investindo na assistência funeral, você garante serviços como:

  • urna mortuária;
  • preparação do corpo;
  • coroa de flores;
  • ornamentação interna com flores natural;
  • remoção e translado do corpo;
  • véu;
  • auxílio nas burocracias, como os documentos necessários para o registro de óbito.

 

Esses são os principais serviços, lembrando que pode variar de um lugar para outro e de acordo com o valor também.

2 – Assistência funeral: vantagens e por que investir

Existem muitas vantagens de investir em assistência funeral, a principal é proporcionar tranquilidade financeira para os familiares que ficam após sua morte. O planejamento funerário é um ato de amor para com os familiares.

Perder um familiar amado é sempre um momento muito difícil para qualquer pessoa. Ter que tomar decisões financeiras e burocráticas com as emoções à flor da pele não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, podem ser feitas as escolhas erradas. É preciso providenciar documentos, escolher o cemitério, preparar o velório e pagar por todos esses serviços de forma inesperada, que podem comprometer o orçamento familiar ou mesmo nem ser contemplado por ele. É comum famílias recorrerem ao empréstimo bancários e seus juros altos.

Com assistência funerária você tem as seguintes vantagens:

  • Economia financeira para os familiares, que não terão que arcar com os custos relacionados aos serviços funerários;
  • Economia de tempo também, pois os familiares não terão que tomar decisões urgentes em um momento difícil;
  • Tranquilidade para você, que terá suas vontades atendidas, e para os familiares que não terão que lidar com escolhas.

 

Você poderá pagar parcelas acessíveis para você, de forma que não pese no seu orçamento nem pegue familiares desprevenidos futuramente. O valor varia muito, mas a média do custo do funeral é de R$5 mil reais, sem contar o valor do jazigo ou da cremação.

Além disso, os familiares muitas vezes desconhecem os desejos do falecido ou não conseguem tomar as decisões com base em suas preferências por se tratar de um momento muito difícil.

3 – Quais decisões precisam ser tomadas após a morte?

A morte pode significar descanso para muitas pessoas, mas os familiares que fincam ainda precisam lidar com decisões, burocracias e custos. Com o planejamento, tudo isso pode ser aliviado para eles. Confira alguns trâmites que precisam ser realizados após a morte de alguém.

3.1 – Documentos necessários após o óbito

Nem a morte nos livra de burocracias que passamos toda vida tendo que lidar. O primeiro deles é o atestado de óbito (ou declaração de óbito), que é diferente da certidão de óbito.

O atestado de óbito é feito por um médico, que também indica a causa da morte no documento. Em caso de falecimento no hospital, a declaração é emitida no próprio hospital.

Em caso de morte em domicílio, a família precisará contatar um médico para avaliar e determinar se é morte suspeita para notificar as autoridades.

Já a certidão de óbito é o documento final após o falecimento, emitido pelo cartório de registro civil das pessoas naturais após o velório e o sepultamento. Para emiti-lo, é preciso ter em mãos o atestado de óbito, bem como documentos do falecido, como:

  • Atestado óbito;
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • RG
  • CPF
  • Título de eleitor;
  • Número do benefício do INSS (no caso de aposentado, beneficiário ou pensionista).

 

Quem for solicitar a emissão da certidão de óbito deve apresentar seu próprio RG e CPF. Também deve ser declarado se o falecido possuía bens, testamento e apresentar os dados dos herdeiros e dos filhos falecidos.

3.2 – Embarque aéreo de corpos e de cinzas

Quem determina a forma como deve ser feito o transporte de corpos ou cinzas é a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Uma companhia aérea comum pode fazer o embarque e, por isso, é necessário garantir a segurança de todos os passageiros e a integridade do corpo ou cinzas.

Quando ocorre o falecimento longe de casa, o familiar precisa entrar em contato com o local em que foi feita a assistência funeral para dar início ao translado. É necessário providenciar alguns documentos e trâmites antes do embarque:

  • Urna zincada, especial para transporte;
  • Ata médica expedida após o processo de conservação do corpo;
  • Guia de livre trânsito expedido pela delegacia de polícia;
  • Entrega do corpo no aeroporto para embarque;
  • Documento de identidade do responsável pelo despacho;
  • Documento de identidade da pessoa falecida;
  • Autorização para remoção de restos mortais humanos;
  • Declaração de cremação do cadáver, se for ser cremado.

 

Já o transporte de cinzas de cremação é mais simples, as cinzas podem ser despachadas como carga geral, pois não oferecerem nenhum risco à saúde.

3.3 – Tanatopraxia

A tanatopraxia é uma técnica para conservar o corpo falecido e devolver uma boa fisionomia para ele, indispensável para o momento do velório.

A técnica prepara o corpo para o velório garantindo que não haja decomposições naturais durante a cerimônia. Assim, evita odores, derramamento de líquidos e é possível estender o período do velório ou realizar o translado intermunicipal ou interestadual do corpo. Além disso, também desinfecta o corpo para evitar o contágio de doenças

Em caso de viagens áreas nacionais ou internacionais, é preciso realizar a tanatopraxia e o embalsamento, para garantir uma conservação ainda mais longa para o corpo, mantendo sua integridade até o fim do velório.

3.4 – Preparação do velório

O velório é um momento importante para os familiares e amigos homenagearem e se despedirem de uma pessoa querida. Além disso, também é o momento que aqueles que ficaram prestam consolo entre si.

O velório deve ser realizado em até 48 horas após o falecimento, por isso as decisões precisam ser tomadas rapidamente e o planejamento é tão importante não apenas em relação aos custos, mas também para dar tranquilidade e tempo aos familiares e respeitar as vontades do falecido.

É preciso considerar as crenças do falecido para escolher a forma como o velório será preparado, com ou sem uma cerimônia religiosa, em capela, templo ou salas velório.

Além disso, é necessário pensar nos familiares e amigos que estão longe e não poderiam comparecer aos velórios. Nesse caso é possível escolher o velório online em cemitérios que possuem essa infraestrutura.

Com o velório virtual, A família recebe uma senha que pode ser compartilhada com parentes e amigos e eles poderão acessar a transmissão em tempo real através do computador, smartphone e tablets, tudo isso sem se locomover, de forma 100% online.

4 – Adquira também jazigo ou cremação de forma preventiva

Falando de planejamento, além de se prevenir com a assistência funeral, para ter um planejamento completo é importante já escolher entre o sepultamento e a cremação e adquirir o jazigo perpétuo ou a cremação preventiva para economizar e deixar a família confortável.

É recomendável que, primeiro, você pesquise e compare para escolher o melhor cemitério considerando seu custo-benefício. Durante a pesquisa, você pode ver os parceiros do cemitério que oferecem assistência funeral e assim fechar negócio com o cemitério e assistência que façam sentido para você e atendam suas preferências.

5 – Elaborar seu testamento também é uma forma de se planejar

Você já pensou em elaborar um testamento? É a única forma de garantir que seus bens ficarão com as pessoas mais importantes para você, além dos herdeiros e cônjuge. Se você quer deixar tudo planejado após sua morte, inclua a elaboração de um testamento.

Saber como fazer um testamento e deixá-lo registrado em cartório é a forma mais segura (chamado de testamento público), mas existem mais dois tipos de testamento: o cerrado e o particular.

Um testamento, além de garantir a repartição de bens e patrimônios segundo sua vontade, também evita brigas e discussões familiares. A briga por bens pode levar anos para ser decidida e um testamento pode evitar isso.

Conheças as opções do Cemitério Vertical Metropolitano

Aqui no Metropolitano você encontra todas as formas de economizar, com a aquisição preventiva de jazigo ou cremação, e indicação dos melhores parceiros para a assistência funerária. Possuímos quatro opções de salas de velório, salão para cerimônia de cremação e ainda a alterativa de velório online.

Oferecemos a melhor infraestrutura com o melhor custo-benefício da região. Venha fazer uma visita e conhecer nosso espaço e vantagens.

 

Entre em contato e saiba mais:

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3467-4864 | (13) 9966-14644 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!

Somos a melhor opção para você oferecer uma despedida tranquila para quem partiu. Possuímos a melhor infraestrutura com o melhor preço da região, com conforto e garantia de segurança.

Nossas salas de velório possuem a opção de velório online, em que familiares podem se fazer presentes mesmo de longe. Para a cerimônia de cremação, também está disponível a opção de velório virtual.

Além disso, possuímos planos de pagamento acessíveis, sempre incentivamos as pessoas a se planejarem para o momento da despedida que, afinal, é inevitável, mas pode ocorrer de maneira mais tranquila para os familiares.

Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, passando com mais calma pelo momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi.


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp