Publicado há 3 anos atrás

Cinzas de cremação: ideias para eternizá-las

Nós já apresentamos aqui as inúmeras vantagens que a cremação tem em relação ao funeral convencional. Além de ser muito mais econômica e prática, é sustentável, pois não agride o meio ambiente e permite que o ente que partiu seja eternizado por meio das cinzas.

Profissionais que trabalham com luto defendem a ideia de que a cremação e o ato de espalhar as cinzas ajudam as pessoas a trabalharem melhor as emoções em relação à perda, tornando o momento mais lúdico. Para eles, a cremação permite a criação de uma realidade diferente, que prolonga a ritualização e oferece uma leveza um pouco maior para a despedida.

Nesse post vamos apresentar algumas ideias para eternizar a pessoa amada com as cinzas de cremação.

O que você pode fazer com as cinzas de cremação

São muitas as ideias para você transforar o momento da passagem em algo menos doloroso e eterno. Aqui, vamos elencar 6 delas.

1 – Transforme as cinzas em uma árvore

Para quem acredita que a morte é a passagem para um outro mundo, o mundo espiritual, transformar as cinzas de cremação em árvore traz um grande simbolismo. Algumas empresas produzem urnas biodegradáveis específicas para o recebimento de uma muda com terra adubada. Quando a semente brotar, você terá sempre um lugar para lembrar com carinho do ente que partiu. Você literalmente acompanhará o ritual da morte se transformando em vida. Também é possível usar as cinzas em um canteiro de flores na sua casa e manter viva a memória do ente querido.

2 – Jogue as cinzas no mar

Um ritual muito comum com as cinzas de cremação é joga-las ao mar. Muitas vezes, o próprio falecido, em vida, pede para que isso seja feito, como um simbolismo de liberdade e de não finitude que o mar proporciona. Também há empresas de cremação que produzem urnas próprias para esse procedimento, em materiais hidrossolúveis. Dessa forma as cinzas não serão espalhadas imediatamente, mas flutuarão por alguns minutos dentro da urna, para depois afundar e dissolver-se na água do mar.

3 – Transforme as cinzas em lembranças

Também dá para transformar as cinzas de cremação em joias ou outros objetos que ficarão para sempre na sua lembrança e às suas vistas. Há empresas que transformam as cinzas em tinta para tatuagem, diamantes e até fogos de artifício.

4 – Jogue-as em locais importantes

As cinzas da cremação também podem ser espalhadas em locais que foram importantes para quem partiu, locais com alguma ligação emocional com o morto. Podem ser locais que a pessoa gostava de visitar ou onde conheceu seu grande amor e até mesmo um campo de futebol ou uma praia preferida.

5 – Você pode enviar as cinzas ao espaço

Não é uma opção barata, mas é bastante inusitada e pode ser uma belíssima homenagem, principalmente se a pessoa tinha paixão por astronomia e atividades afins. Uma empresa norte-americana envia as cinzas de cremação ao espaço, em um foguete projetado para isso. Há empresas brasileiras que firmaram parceria com a companhia norte-americana para esse fim.

6 – Guarde as cinzas em casa ou no cemitério

Os mais tradicionais e apegados também podem manter as cinzas de cremação em casa ou em um espaço próprio no cemitério, chamado de ossuário, visitando-as quando a saudade bater. Em casa, pode-se construir uma espécie de ‘santuário’ e nos cemitérios existem espaços específicos destinados às cinzas da cremação.

Agora que você já conheceu algumas ideias do que fazer com as cinzas da cremação, venha conhecer o Metropolitano Cemitério Vertical, um cemitério vertical moderno e completo, que atende 24 horas todos os dias, com o melhor custo benefícios nos produtos e serviços e atendimento humanizado.

Entre em contato com a nossa equipe e conheça nossas salas para velório, cerimonial de cremação, entre outros serviços. Venha nos fazer uma visita.


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Anexos

Categoria: Cremação

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp