Cemitério Metropolitano

Como a cremação pode evitar proliferação do Covid-19?

Sem vacina ou medicamentos específicos, atualmente a única maneira de controlar a pandemia a Covid-19 — doença causada pelo Coronavírus — é a prevenção. Desde março todo País se encontra com recomendações de isolamento social, uma vez que as aglomerações é a forma como a doença se espalha.

Além de evitar o contato e se manter em casa — posicionamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) —, a cremação também é recomendação da Anvisa como meio de evitar o contágio do vírus, bem como a redução de tempo e número de pessoas presentes no velório, como mostra as matérias sobre o Rio de janeiro e Paraíba

Entenda tudo sobre o serviço de cremação neste texto, confira!

Quais as etapas para o cerimonial de cremação?

O serviço de cremação pode ser contratado de forma emergencial (para uso imediato, logo após o falecimento) e de forma preventiva, quando o serviço é adquirido e pago, à vista ou parcelado, de maneira antecipada visando a economia e a tranquilidade para a família na hora da perda.

Aqui no Cemitério Vertical Metropolitano, trabalhamos com equipes de atendimento em todo o Brasil e serviço emergencial 24 horas. Auxiliamos a família com toda a documentação necessária, ou seja, a família não terá com o que se preocupar. Para a cerimônia, temos um profissional cerimonialista que guiará esse momento independentemente da religião ou crença da família, priorizando uma despedida honrosa e especial para o ente falecido.

Nosso prédio, com jazigos verticais e crematório, na Baixada Santista, está em São Vicente, em local acessível também para o Litoral Sul.

Agora, confira as etapas que antecedem e sucedem o cerimonial de cremação.

 

1 – Documentação

No Brasil, a cremação é regida pela Lei Federal nº 6.015, de 31 de dezembro de 1973. No artigo segundo, estão especificadas todas as exigências legais para o procedimento.

Em primeiro lugar, se você deseja ser cremado, é fundamental informar aos seus familiares e deixar uma Declaração de Vontade escrita e assinada, com reconhecimento em cartório, isso vai otimizar o processo.

Se você não deixar a declaração, a decisão caberá aos seus familiares de primeiro grau (cônjuges, pais, avós, filhos, netos e irmãos), que devem ter documentação que permite a cremação.

A documentação possui algumas variações, duas delas são referentes à causa da morte, confira:

1.1 – Falecimento tenha por causas naturais

Nesse caso, os parentes ou responsáveis devem ter:

  • Atestado de óbito assinado por dois médicos;
  • Autorização de cremação devidamente preenchida e assinada por um parente de grau direto e duas testemunhas, com firma reconhecida;
  • Cópia do CPF e do RG do falecido;
  • Cópia da Certidão de Casamento ou de Nascimento do falecido.

1.2 – Falecimento por morte violenta

Se a pessoa foi vítima de morte violenta será necessário apresentar documentos específicos para autorizar a cremação do corpo, comprovando que o corpo já foi analisado pela Polícia e pelos médicos do IML.

Os documentos são:

  • Atestado de óbito assinado por um médico legista;
  • Autorização de cremação assinada por um parente de grau direto e duas testemunhas, com firma reconhecida;
  • Autorização judicial, com declaração do delegado da polícia responsável pelo inquérito e do IML alegando que não se opõe à cremação;
  • Boletim de Ocorrência;
  • Cópia do RG, do CPF do falecido e do membro da família que autoriza a cremação;
  • Cópia da certidão de nascimento ou de casamento do falecido.

1.3 – Se não houver parentes de primeiro grau

Se esse for o caso será necessária uma autorização judicial, requisitada ao Poder Judiciário pelos parentes de segundo grau, com os seguintes documentos:

  • Certidão de óbito;
  • Declaração do delegado não se opondo à cremação;
  • Boletim de Ocorrência (em caso de mortes violentas).

 

2 – Translado

Se o cerimonial de cremação não for realizado no mesmo local que o velório, é necessário arcar com o translado do corpo de um local para o outro.

No Metropolitano, oferecemos esses dois serviços, o que facilita a logística para os familiares, principalmente neste momento que devemos evitar locomoção. Conheça nossas salas de velório e de cerimonial.

 

3 – Velório

As recomendações atualmente variam entre “sem velório” e número reduzido de participantes (10 pessoas). Independentemente da recomendação em vigor, há a opção de velório online, que proporciona segurança para os familiares, evitando que mais pessoas precisem sair de casa, facilitando a “presença” de todos na despedida da pessoa querida.

Também há caso de parentes e amigos que moram longe, que também não conseguiriam comparecer. Por isso, existe a alternativa de velório online, com a instalação de uma câmera nas salas e a transmissão via internet para quem não pode se despedir presencialmente.

Caso haja interesse, entre em contato aqui.

 

4 – Cremação

Após a liberação do corpo para cremação — que depende da documentação que citamos —, o corpo é enviado junto com o caixão para a cremação individual. A equipe do crematório retiram os metais antes para entregar à família junto com demais pertences pessoais. O processo dura entre 1 e 3 horas.

O Salão Roma é o ambiente destinado para a cerimônia de cremação no Metropolitano. A família vai encontrar uma infraestrutura sofisticada, ampla e acolhedora, com cadeiras confortáveis para assistir ao cerimonial personalizado, que conta com vídeo de consagração e músicas ambiente selecionadas pela família, tudo conduzido por um cerimonialista experiente que, assim como a família, quer oferecer uma homenagem especial para o ente amado.

Possuímos uma estrutura completa, visando sempre bem-estar, conforto e respeito. Conte com atendimento emergencial 24 horas.

4.1 – Qual o valor da cremação?

No Metropolitano, é possível ter economia e tranquilidade para a família com a aquisição preventiva da cremação. A cremação tem preço a partir de R$5.400. Quando adquirida para a pronta utilização, o valor é a partir de R$6.400. Entre em contato e conheça nossas vantagens e demais preços de cremação.

4.2 – O que fazer com as cinzas?

O processo de cremação, diferentemente do que muitos pensam, não é compartilhado. A família pode decidir o que fazer com as cinzas, confira algumas sugestões:

  • transformar as cinzas em uma árvore utilizando uma urna específica para o recebimento de muda ou despejar as cinzas em um canteiro de flores;
  • jogar as cinzas no mar, prática bastante comum, muito vista em filmes. Dá a sensação de liberdade. As cinzas podem jogadas ou colocadas em uma urna hidrossolúvel, que flutuará antes de afundar e se dissolver;
  • jogar em um local significativo para o falecido, como uma cidade que foi destino de uma viagem marcante, uma praia etc;
  • guardar as cinzas em uma urna com em casa ou mesmo no cemitério.

Um ponto que é considerado muito positivo em relação ao sepultamento é o fato que o processo de cremação é mais ecológico. A cremação não contamina lençóis freáticos e não deixa vestígios na natureza, nem mesmo quando jogadas na terra ou no mar causam poluição. Assim sendo, também não disseminam nem causam a contaminação da covid-19.

Cemitério Vertical Metropolitano – crematório em São Vicente, acessível para Praia Grande e Santos

Somos a melhor opção para você oferecer uma despedida tranquila para quem partiu. Nós incentivamos as pessoas a se planejarem para a hora da morte.

Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, usufruindo de maior tranquilidade no momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi.

Entre em contato, tire suas dúvidas:

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3048-4257 | (13) 98188-6139 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Mande sua mensagem para o Metropolitano.