Publicado há 1 ano atrás

Confira o que você precisa saber antes do sepultamento

É cultural que todos evitem ao máximo falar sobre a morte e todos os procedimentos que fazem parte desse episódio inevitável da vida. É triste e desconfortável lidar com a morte de alguém amado, por isso, quanto antes você e sua família se planejar, mais fácil é entender o serviço funerário e tomar as decisões necessárias após o falecimento de um familiar, como os preparativos do velório e a documentação de atestado e certidão de óbito.

Mas, após essas decisões, o corpo deve ser preparado para o velório, que acontece antes do sepultamento. É um momento para se despedir que também faz parte da nossa cultura. Nesse texto, você ficará sabendo o que acontece antes do sepultamento, confira.

Preparação do corpo
Preparação em caso de translado de longas distâncias
Outra opção de preparação: tanatopraxia
Após preservação, é preciso cuidar da aparência
Tipos de sepultamento

 

Preparação do corpo

Para cumprir a tradição de velar o falecido antes do sepultamento, são necessárias algumas técnicas de conservação do corpo para que ele possa ser velado por algumas horas. Além de tardar a decomposição do corpo para não pôr e risco a saúde de quem está no velório, esses cuidados também mantêm a boa aparência da pessoa.

De modo geral, a preparação consiste em uma higienização com produtos apropriados.

 

Preparação em caso de translado de longas distâncias

A preparação que citamos acima serve apenas para o período do velório. Em caso de translado superior a 500km por via aérea ou terrestre, em percurso nacional ou internacional, é obrigatório que o corpo seja embalsamado para ficar preservado.

Dependendo da causa da morte, o embalsamento também é necessário. Doenças que causam inchaço, ou morte devido a acidentes, por exemplo.

De modo geral, o sangue é substituído por formol e os órgãos são removidos para o corpo ser preenchido por serragem e substâncias químicas, que também são utilizadas na parte de fora do corpo.

 

Outra opção de preparação: tanatopraxia

Essa é uma técnica mais moderna e “completa” para a preparação do corpo, mas que nem sempre é necessária, assim como o embalsamento. Diferente desse último, a tanatopraxia não precisa fazer a remoção de órgãos, porque é realizada através da aplicação de substâncias químicas que conservará o corpo e da drenagem do sangue. O tempo de “adiamento” da decomposição varia de acordo com a concentração de produto utilizado.

 

Após preservação, é preciso cuidar da aparência

Os procedimentos anteriores servem para preservar o corpo e tardar o início da decomposição, feito isso, existem os profissionais que cuidam da aparência do falecido para que se mostre mais natural durante o velório.

Além da maquiagem, que é mais conhecida, também é feita uma massagem nas pernas, braços e pescoço para soltar os músculos. Também pode ser feito corte de cabelo e barba.

Além disso, como os olhos ressecam, é preciso preencher as pálpebras com cones de plástico para não afetar a aparência, depois, os olhos serem colados para não abrirem.

A região da boca também precisa de atenção: os lábios são suturados para que a boca não abra. Por fim, é usada a roupa que a família escolheu para o velório.

 

Tipos de sepultamento

Após a morte, os familiares podem escolher entre sepultamento e cremação. Em caso de sepultamento, é melhor optar por cemitérios que ofereçam o sepultamento vertical, uma vez que enterros no solo geram impactos negativos no meio ambiente, que acabam afetando a saúde pública devido ao necrochorume.

Para quem quer economizar, o sepultamento acaba sendo melhor opção, uma vez que tem o valor inferior ao da cremação. Para diminuir os custos, você já pensou no serviço funerário como um plano preventivo? Existe no mercado a opção de contratar o plano funerário, mas nesse formato, dificilmente está incluso o sepultamento.

Por isso, no Cemitério Metropolitano, nós oferecemos a assistência funerária mais o velório como serviços inclusos para quem possui jazigo perpétuo. Funciona assim: você adquire o jazigo perpétuo que pode ser utilizado também para cônjuges e filhos menores de 21 anos e, com isso, adquire também a assistência funerária e o velório incluso no valor.

Independentemente de escolher entre cremação e sepultamento, considere as vontades do falecido na hora dos detalhes, como as flores, a roupa que ele usará. O velório, além de se despedir, pode ser um momento de homenagear também.

 

Já conhece o Cemitério Metropolitano? Saiba mais sobre nossos serviços

Quem possui jazigo perpétuo, no Cemitério Metropolitano, garante tranquilidade para toda sua família. Após um falecimento, os familiares terão total assistência funerária, incluindo translado e sepultamento.

A cobertura de todo serviço funerário em todo território nacional é um benefício incluso na aquisição do jazigo perpétuo, assim como para o companheiro(a) e filhos(as) solteiros e menores de 21 anos. Com a aquisição do jazigo perpétuo, o contratante tem direito a todo serviço funerário, abrangendo todo procedimento relacionado ao luto. Ou seja, simplifica o processo burocrático e dispensa a necessidade de qualquer despesa extra, pois inclui translado, urna funerária, preparação de corpo, ornamentação de urna, entre outros.

Além dessas vantagens, o Cemitério Vertical Metropolitano conta com excelente infraestrutura e toda a assistência que a sua família precisará na hora do adeus. Somos a melhor escolha para você oferecer uma despedida honrosa e tranquila para quem partiu. Nós incentivamos as pessoas a se planejarem para a hora da morte. Com planejamento, é possível facilitar a burocracia quando precisar utilizar os serviços funerários, usufruindo de maior tranquilidade no momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi. Por isso, oferecemos algumas vantagens para quem se planeja.

Entre em contato e tire suas dúvidas

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3048-4257 | (13) 981886139 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Categoria: Serviço Funerário

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp