Publicado há 4 semanas atrás

Flores para velório e seus significados! Descubra e escolha a melhor para a sua homenagem

As flores são um elemento muito característico do velório. É uma forma de homenagear quem se foi, mas também de transmitir carinho e conforto à família que está passando por um momento doloroso. Mesmo quem não está por perto, além de poder participar da despedida por meio do velório online, também pode se fazer presente enviando uma coroa ou buquê de flores de qualquer lugar do mundo, basta encontrar a floricultura mais próxima do velório e pedir flores por delivery. Muitas pessoas têm dúvidas sobre quais as flores para velório e acabam escolhendo a mais comum, o crisântemo.

Mas sabia que existem outras espécies com significados que têm a ver com o momento de despedida e homenagem, como é o caso do velório? Falamos sobre as principais espécies e seus significados neste texto. Além disso, confira também a origem da tradição e qual é o simbolismo da flores para velório atualmente.

Se preferir, clique direto no tópico:

Por que homenageamos aqueles que se foram com flores? 

Atualmente, qual o significado das flores para velório?

Quais flores devo levar para um velório? Conheça os significados das mais presenteadas  

Floricultura em São Vicente: conheça a Flores Paris 

Por que homenageamos aqueles que se foram com flores?

A estimativa dos arqueólogos é que as flores para velório são uma tradição há quase 14 mil anos. O indício dessa estimativa foram restos mortais desenterrados em Israel, quando descobriram vestígios de sálvia, hortelã.

O motivo que deu origem a essa tradição é bem diferente do motivo que mantém a tradição ainda hoje. Acredita-se que as flores começaram a ser usadas para disfarçar o cheiro dos cadáveres em decomposição. Além disso, na época, as pessoas achavam que a prática ajudava a afastar os animais que poderiam desenterrar os corpos.

É difícil estabelecer quando é que as pessoas começaram a usar flores em eventos públicos e cerimoniais, devido à escassez de evidências relevantes no registo arqueológico Dani Nadel, arqueólogo da Universidade de Haifa.

Atualmente, qual o significado das flores para velório?

Hoje em dia, as flores para velório são usadas como uma demonstração de carinho para a família enlutada, bem como uma forma de prestar uma homenagem póstuma para alguém querido que partiu. Por isso, algumas pessoas entregam um buquê diretamente a um familiar ou colocam diretamente sobre o corpo. 

Outra forma é a coroa de flores, que é colocada dentro das salas de velório junto com faixas com mensagens. Esse é um costume comum principalmente para quem não pôde comparecer pessoalmente ao evento. Mesmo à distância, ainda é possível participar através do velório virtual

No velório, podemos enxergar um simbolismo universal entre todas as as espécies. As flores representam o ciclo da vida: nascer, crescer e morrer. Mostram a fragilidade da vida diante do tempo também.

Além do significado das flores, os cientistas afirmam que elas possuem mecanismos que estimulam respostas emocionais e sociais positivas nos seres humanos. Por isso, ter flores em eventos, como casamento e festas, além dos velórios serve também para melhorar a identidade e solidariedade dos grupos.

Quais flores devo levar para um velório? Conheça os significados das mais presenteadas

Uma das flores para velório mais comum é o crisântemo, mas existem outras cujo significado também tem a ver com despedidas e demonstração de condolências. É claro que na hora de homenagear, amigos e familiares podem escolher flores que tenham algum significado pessoal para o falecido, como sua espécie preferida. 

De modo geral, a indicação é optar por flores em tons claros e delicados para demonstrar solidariedade à família enlutada.

Outro detalhe é o formato da coroa de flores, que não é circular à toa. A estrutura circular representa a vida eterna e as flores são um símbolo da vida humana na terra. A teoria é que o motivo do formato seja originário do período da Grécia e Roma Antiga, quando as guirlandas comemorativas tinham formato circular representavam a infinitude. Assim, simbolizavam a memória eterna do ente querido que partiu, que permanece viva entre seus amigos e familiares.

A seguir, confira os principais tipos de flores e seus significados para velório

  • Crisântemos – esse tipo tem o simbolismo do ciclo da vida completo, a simplicidade e o afeto.Não à toa, são uma das mais comuns entre as flores para velório.
  • Rosas brancas –  com beleza e delicadeza, as rosas brancas simbolizam a paz e a pureza da alma, além de estarem conectadas à espiritualidade.
  • Copo-de-leite – representa paz, iluminação espiritual e tranquilidade. Assim como as rosas brancas, também são lindas e delicadas.
  • Lírio – também bastante comum em velórios, o lírio conta com várias cores, apesar de o branco ser o mais indicado para o velório. Ele representa amor e paz.
  • Margaridas – simbolizam pureza, inocência, bondade, sensibilidade e transmite muita paz.
  • Cravos –  considerando histórias antigas, o cravo está relacionado à saudade, amor puro, talento e boa sorte.
  • Gérbera – simboliza simplicidade e energia positiva, o que ajuda no momento de luto.

Floricultura em São Vicente: conheça a Flores Paris 

Se você é de São Vicente ou de outra cidade da Baixada Santista, pode contar com a variedade oferecida na floricultura Flores Paris. A floricultura fica dentro das dependências do Metropolitano, o que torna muito mais fácil homenagear uma pessoa querida.

A Flores Paris é uma parceria entre o Metropolitano e a Floricultura Parisiense, com diversas opções de flores, principalmente as preferidas do público, como: rosas, crisântemos, margaridas, gérberas e até as exóticas orquídeas. Além das flores, os clientes poderão encontrar velas, arranjos e demais artigos relacionados.

Flores Paris é para todos os públicos

Qualquer pessoa pode visitar a floricultura, situada logo na entrada do Metropolitano e com acesso independente. Mesmo quem não quiser ir pessoalmente, pode ligar ou mandar uma mensagem pelo WhatssApp e encomendar suas flores para receber em qualquer local, pois oferecemos flores delivery. 

Então, seja para prestar uma homenagem póstuma ou para presentear alguém em vida, a Flores Paris está à disposição com diversas opções de flores. Para isso, a Flores paris está aberta das 8h às 18h, mas o atendimento por WhatsApp funciona 24h.

Flores delivery – peça por WhatsAPP

Siga a Flores Paris nas redes sociais:

Saiba mais sobre o Cemitério Vertical Metropolitano em São Vicente

Aqui no Cemitério Metropolitano, o cerimonial de cremação  e o cerimonial de sepultamento podem ser realizados na Sala Roma, nosso ambiente projetado para uma experiência sensorial para realizar cerimônias de velório e Homenagens Póstumas. Além da Sala Roma, ainda oferecemos mais quatro opções de salas para velório.

Também há a opção de escolher pelo velório online, em que é possível aproximar familiares e amigos que estejam longe e não consigam chegar a tempo da despedida.

Além disso, possuímos planos de pagamento acessíveis. Nós sempre incentivamos as pessoas a se planejarem para o momento da despedida que, afinal, é inevitável, mas pode ocorrer de maneira mais tranquila para os familiares.

Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, passando com mais calma pelo momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Fale com a nossa equipe!

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3467-4864 | (13) 9966-14644 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, homenagem póstuma e cerimônias religiosas para quem deseja prestar celebrar a memória de um ente querido.

Categoria: Curiosidades

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp