Publicado há 2 anos atrás

Flores para velório: expressão de carinho e cuidado.

As flores já fazem parte das cerimônias de cremação, além de serem presentes em salas de velório e sepultamento há muitos anos. Além de deixarem o ambiente mais leve e menos triste, elas representam uma forma de homenagem dos parentes, amigos e colegas de trabalho àquela pessoa que acabou de partir.

Os arranjos florais simbolizam uma forma de carinho, pois representam delicadeza e beleza em um momento tão difícil. Por isso, os arranjos devem ser escolhidos com cautela, já que farão parte de uma honrosa cerimônia de despedida.

Qual o significado das flores nos velórios?

As coroas de flores sempre estiverem presentes nos funerais, já que a beleza das pétalas expressa todos os sentimentos mais puros pelos entes queridos que se foram. Os arranjos florais são uma forma singela de demonstrar sensibilidade em um momento muito delicado e de homenagear aqueles que partiram. Por isso, são tradicionalmente escolhidos para traduzir a mensagem de condolências.

Quais são as flores mais utilizadas em funerais?

Na verdade, não existe uma regra para escolha das flores a serem utilizadas nos funerais. A escolha pode ter relação com as preferências daquele que partiu ou dos familiares responsáveis pelas providências do velório, por exemplo.

No entanto, algumas espécies costumam ser mais utilizadas em salas de velórios em função de seus significados. São elas:

Gérberas
Uma espécie típica da África do Sul, as gérberas costumam ser associadas à pureza e à sensibilidade. Pode ser encontrada na natureza em mais de vinte cores e por isso são tão utilizadas em funerais.

As coroas coloridas de gérberas representam a nobreza e a beleza dos sentimentos dos entes que ficaram. É também comum encontrar essa espécie nos velórios infantis, já que sua simplicidade lembra a inocência das crianças.

Crisântemo
Originalmente amarela, o Crisântemo é conhecida como a ‘flor de ouro’, e é também muito utilizada em velórios, já que um de seus significados é a completude da vida.

Rosas
Uma das flores mais admiradas também pode ser escolhida para as cerimônias de despedida, já que seus botões delicados e suavemente coloridos representam a delicadeza dos sentimentos mais puros.
Normalmente, nos velórios, costumam estar em arranjos de flores brancas, que representam a lealdade e a paz, ou vermelhas, que transmitem coragem e a paixão.

Lírios
Provenientes da Europa, Ásia e América do Norte e do Sul, se dividem em várias subespécies e, por isso, podem ser das mais variadas cores.
Elegante e com perfume suave e adocicado, também é uma bela escolha para homenagear aquele que se foi. No Egito e na Grécia antiga, os lírios eram oferecidos aos deuses como presentes.

Copo de Leite
Também conhecido como lírio-do-nilo, o copo de leite é originário da África do Sul. Com uma forma elegante e a cor da paz, ele remonta à pureza, à inocência e à calma, trazendo positividade em um momento tão triste como o do luto.

Brinco de princesa
Tipicamente brasileira, do Rio Grande do Sul, o brinco de princesa possui uma beleza ímpar, muitas vezes misturando mais de um tom de cor em suas pétalas. Não é muito usual nos velórios, mas pode ser uma linda homenagem, já que a espécie simboliza bem a relação entre vida e morte: bela, frágil e majestosa.

Seja qual for a sua escolhida, flores sempre serão bem-vindas

Como vimos, são várias as espécies de flores que podem representar os nossos melhores e mais nobres sentimentos em homenagem aqueles que partiram. São um belíssimo presente de despedida, já que expressam, muitas vezes, aquilo que as palavras não podem dizer neste momento de tanto pesar.
Agora que você já conhece as espécies de flores que podem ser usadas na despedida do ente amado, você sabia que no Metropolitano temos uma floricultura, além de excelente infraestrutura para ajudar você e os demais familiares e amigos a passarem com mais leveza por este momento tão difícil?

O Metropolitano é um cemitério vertical que dispõe de cafeteria e sonorização em todas as salas para velório, com músicas harmoniosas minuciosamente selecionadas, além de contar com uma excelente estrutura para a realização do cerimonial de cremação.

Entre em contato conosco, através do telefone (13) 3048-4755, WhatsApp ou preenchendo o formulário do site e tire suas dúvidas! Nossa equipe está disponível 24h, todos os dias!

______

O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Categoria: Cemitério Vertical
WhatsApp