Publicado há 1 mês atrás

Lóculo familiar: muito mais economia e praticidade! Veja como funciona e os principais benefícios

O jazigo familiar, ou lóculo, também conhecido como jazigo perpétuo ou jazigo para uso futuro, é um jazigo que, ao ser comprado, se torna uma propriedade que passa de geração para geração. Assim, torna-se um jazigo familiar, pois toda a família pode ser sepultada no mesmo local. Um dos principais benefícios desse formato é a economia e a praticidade.

A morte é um assunto evitado pela grande maioria das pessoas, principalmente aqui no Brasil. Então, antecipar burocracia relacionada à morte parece inimaginável para muitas pessoas. Mas ao lembrar que a morte é inevitável e vem acompanhada de diversas burocracias e gastos, algumas pessoas dão o “benefício” da dúvida e decidem considerar as vantagens de se prevenir e começar a pensar e a planejar a própria despedida. Dessa forma, é possível garantir tranquilidade e conforto à família, principalmente quando você investe em lóculo ou jazigo familiar para uso futuro.

O jazigo é o túmulo onde as pessoas são colocadas após falecerem, o termo é ligado ao monumento erguido sobre a terra. Já o lóculo é sua versão vertical, quando a sepultura ocorre em “gavetas” e não no solo. No entanto, muitas pessoas também chamam o lóculo de jazigo, uma vez que ambos têm a mesma finalidade. Mas é importante lembrar que o sepultamento vertical, em um lóculo, é uma opção amiga do meio ambiente

E com a compra preventiva do lóculo é possível, além de se planejar para as parcelas, também pagar um valor mais baixo quando comparado à compra de lóculo / jazigo para uso emergencial, logo após a morte de um ente.

Para entender direitinho como funciona o lóculo / jazigo familiar e saber sobre as vantagens dessa escolha, continue a leitura!

Se preferir, clique direto no tópico:

O que é Lóculo ou Jazigo Familiar? 

Quais são os outros tipos de lóculo e jazigo? 

Quais as vantagens de escolher um lóculo ou jazigo familiar para uso futuro? 

O que mais você precisa saber sobre compra e venda de jazigo e lóculo

O que é Lóculo ou Jazigo Familiar? 

O nome pode soar estranho para quem não tem contato com o segmento funerário. Mas, na verdade, o lóculo ou jazigo familiar é exatamente o que o nome sugere, ou jazigo futuro, como também é chamado.  

O jazigo familiar é uma propriedade adquirida em um cemitério particular (cemitérios municipais não contam com esse modelo de jazigo). Dessa forma, o proprietário paga uma taxa mensal para a manutenção do jazigo e quando ocorrer algum falecimento na família, é possível fazer o sepultamento no local. Em caso de falecimento do proprietário do jazigo, além de naturalmente ele ser sepultado no local, o jazigo também passa a pertencer aos herdeiros como os demais bens. Se o novo proprietário quiser, ele também poderá optar pela venda de jazigo futuramente. 

O grande diferencial do jazigo familiar é que ele é uma propriedade que pode passar por diversas gerações, Normalmente, ele é adquirido como um  jazigo de uso futuro. Assim, após a compra, é necessário aguardar um tempo de carência para utilizá-lo. Por isso, não pode ser adquirido logo após o falecimento de um ente.

Por esse motivo, a compra do jazigo familiar é sinônimo de economia. Além de ter um valor inferior devido ao tempo de carência, a família também tem tempo para pesquisar os cemitérios da região e escolher o melhor custo-benefício. Então, a dica é se planejar para garantir tranquilidade financeira e diminuir a burocracia relacionada ao falecimento. 

Quais são os outros tipos de lóculo e jazigo? 

Quem não se planeja adquirindo um lóculo / jazigo familiar para uso futuro, precisa contar com um jazigo para uso imediato. Nesse caso, a família não possui nenhum local para sepultar o ente. Então, é necessário escolher um cemitério e fazer a compra do jazigo para uso imediato o mais rápido possível.

Há muitas desvantagens desse formato, apesar de ser a única opção para quem não se planeja. Entre as desvantagens, podemos citar o valor mais elevado, além disso, é necessário escolher, pagar e dar entrada na papelada muito rápido. É uma escolha importante, afinal, muitas famílias têm o costume de visitar o lóculo do ente com frequência, assim, é importante escolher um local agradável e isso nem sempre é possível devido à urgência. Então, além de pagar mais caro, ainda é possível acabar fechando um negócio que não agrada a família. 

Nesses casos é mais comum acabar adquirindo um jazigo temporário, que funciona como um aluguel com tempo pré-determinado. Normalmente, entre 3 e 5 anos é o tempo necessário para realizar a exumação. Nesse momento, se o corpo já estiver totalmente decomposto, é feita a transferência dos restos mortais para um ossuário. Caso contrário, é necessário fazer um novo sepultamento ou optar pela cremação de restos mortais.

Já a outra opção é justamente o jazigo familiar, também chamado de lóculo perpétuo. Mas por ser uma compra definitiva, ele não costuma ser adquirido para uso imediato, logo após o falecimento de alguém. Afinal, é um investimento alto e, em caso de não gostar do local, a família deverá pôr o jazigo à venda futuramente.

Ou seja, no fim das contas existem 4 tipos de jazigo / lóculo:

  • 1 – Jazigo familiar / perpétuo (propriedade que passa de geração para geração);
  • 2 – Jazigo temporário (jazigo “alugado” no cemitério por tempo pré-determinado);
  • 3 – Jazigo para uso futuro (que há carência para uso e é mais econômico);
  • 4 – Jazigo para uso imediato (adquirido de forma emergencial, após o falecimento do ente, e tende a ser mais caro).

Quais as vantagens de escolher um lóculo ou jazigo familiar para uso futuro? 

Quem já conhece as vantagens de planejar, já percebeu as principais vantagens do jazigo para uso futuro, ainda mais sendo um jazigo familiar. Talvez, a principal vantagem seja justamente a economia e a facilidade do pagamento. Se antecipando, é possível escolher a forma de pagamento. Por exemplo, separar todo o valor e realizar o pagamento à vista, dar uma entrada e parcelar no cartão ou no boleto, pagar sem entrada… tudo vai depender das opções oferecidas pelo cemitério. Dessa forma, ainda é possível economizar ainda mais optando pelo pagamento à vista, por exemplo. 

Outra vantagem, que poucas pessoas pensam a respeito, é poder planejar e escolher sua despedida. A maioria pode achar estranho, mas na verdade é confortável poder escolher o cemitério e a forma que será sepultado, ou mesmo pagar por uma cremação antecipadamente. É uma forma de garantir que sua despedida será da forma que escolher.

Voltando ao ponto financeiro, outra vantagem é proporcionar tranquilidade para os familiares que ficam, uma vez que eles não precisarão se preocupar com dívidas nem escolher um cemitério de forma urgente.

Por último, com planejamento as chances de comprar um jazigo familiar ou perpétuo é muito maior, além de adquiri-lo com mais economia também. Apesar de ser possível comprar o jazigo familiar para uso imediato, essa é uma aquisição que deve ser bem pensada para escolher um bom cemitério, bom local e garantir a maior economia possível.

O que mais você precisa saber sobre compra e venda de jazigo e lóculo

Agora que você já sabe quais os tipos de jazigo / lóculo, entendeu a diferença entre eles e as vantagens de cada um, é hora de saber escolher por um jazigo familiar para uso futuro. Afinal, quem compara percebe que esse tipo de jazigo é o melhor custo-benefício para a família quando adquirido com antecedência. Mas existem outros pontos que merecem atenção também, confira a seguir.

  • Pesquise entre os cemitérios da região e escolha o melhor custo-benefício, ou seja, olhe para a infraestrutura, paisagismo, limpeza e até mesmo para outros feitos do cemitério, como empresa. Por exemplo, o Metropolitano incorpora na sua gestão medidas ESG que, entre outras práticas, busca promover ações sociais;
  • Fique de olho nas taxas cobradas além do valor de aquisição do jazigo, como taxa de manutenção, exumação, entre outras. É importante sempre perguntar de forma clara;
  • Uma das principais reclamações dos cemitérios municipais é em relação à infraestrutura, por isso, avalie as lápides, tamanho dos jazigos, disposição de ossuários, conservação e manutenção do local;
  • Sempre avalie todas as formas de pagamento e os tipos de jazigo disponíveis. Assim, você pode garantir economia e qualidade para sua família;
  • Ao adquirir um jazigo familiar, é importante deixar toda a família à par do assunto, tanto para que todos possam escolher juntos, quanto para que após o falecimento do proprietário, os demais saibam o que fazer.

Não deixe de conferir as vantagens de contar com o Metropolitano, estamos em São Vicente e atendemos famílias de toda a Baixada Santista. Agende uma visita para conhecer nossa infraestrutura e opções de pagamento. Oferecemos soluções completas para toda a família, sempre com máximo respeito, carinho e atenção. 

Entre em contato e saiba mais

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3048-4257 | (13) 981886139 ou preencha o formulário aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!

Conheça o Metropolitano

Aqui no Cemitério Metropolitano, o cerimonial de cremação  e o cerimonial de sepultamento podem ser realizados na Sala Roma, nosso ambiente projetado para uma experiência sensorial para realizar cerimônias de velório e Homenagens Póstumas. Além da Sala Roma, ainda oferecemos mais quatro opções de salas para velório.

Também há a opção de escolher pelo velório online, em que é possível aproximar familiares e amigos que estejam longe e não consigam chegar a tempo da despedida.

Você também pode contar com cremação para animais aqui no Metropolitano, garantindo todo respeito que seu bichinho de estimação merece na despedida. 

Além disso, possuímos planos de pagamento acessíveis. Nós sempre incentivamos as pessoas a se planejarem para o momento da despedida que, afinal, é inevitável, mas pode ocorrer de maneira mais tranquila para os familiares.

Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, passando com mais calma pelo momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi.


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários, cremação para animais e realiza cerimonial para quem deseja prestar homenagem póstuma.

Categoria: Jazigo Perpétuo

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp