Cemitério Metropolitano

O Dia dos Finados é uma data marcante para milhares de pessoas no Brasil. Mas, a origem da celebração, você conhece?

Já está se aproximando o Dia de Finados e muitas pessoas sabem apenas que é um feriado, mas desconhecem o verdadeiro significado dele. O Dia dos Mortos, como também é conhecido é uma data religiosa, dedicada a orações e homenagens aos que já se foram. Finados, inclusive, significa algo ou alguém que finou, findou, acabou ou morreu.

Fizemos este post para você entender melhor a importância do Dia de Finados no Brasil e o que a data significa em outras culturas.

O que significa o Dia de Finados?

No Brasil, a data integra os costumes do catolicismo, quando as pessoas vão visitar as sepulturas dos entes queridos já falecidos e enfeitar seus túmulos com flores. Também faz parte da tradição acender velas por suas almas e rezaram por eles no cemitério.

Já no México, o Dia de Finados, ou Dia de los Muertos, é comemorado com festa, de uma forma mais animada. As celebrações duram 3 dias e as pessoas zombam da morte enfeitando as ruas e organizando desfiles.

Para os mexicanos, as almas daqueles que partiram visitam seus parentes nesse dia e por isso eles também mantém altares decorados em casa, enfeitados com flores, caveiras de papel machê, retratos dos falecidos e pequenas oferendas.

Por que a data é comemorada no dia 2 de novembro?

Essa tradição foi instituída pela Igreja Católica no século 10 com o objetivo de que os vivos intercedam pelas almas que estão no purgatório esperando a purificação.

Mas, na verdade, desde o século 2, já se tem indícios de cristãos que rezavam por seus falecidos e visitavam os túmulos dos mártires, em oração pelos que já morreram.

A Igreja foi aderindo ao costume e no século 5 já era hábito dedicar um dia do ano para rezar por todos os mortos, incluindo aqueles que não tinham família.
Mas, somente no século 13, o dia 2 de novembro foi eleito como Dia de Finados, a data oficial para celebrar os mortos. Esse é o dia que sucede o Dia de Todos os Santos, comemorado em 1º de novembro.

O culto aos mortos em outras religiões

O culto aos mortos, no entanto, não é exclusivo dos católicos, já que quase todas as religiões, desde a pré-história, reservam um dia dedicado à memória dos falecidos.

Os celtas acreditavam na continuação da vida após a morte e, por isso, reuniam-se em suas casas no dia 1º de novembro para homenagear e evocar os que já tinham partido.

Nos países budistas, como a Tailândia, os finados também são homenageados até hoje por meio de procissões, música e desfiles de máscaras. Os japoneses fazem uma oferenda de arroz e algas para que as almas dos mortos sejam alimentadas.

Já para os protestantes, a data não é comemorada, pois eles não acreditam na existência do purgatório, como a Igreja Católica, e não têm o hábito de orar pelos mortos.

Programação Especial no Cemitério Vertical Metropolitano

Para quem quiser homenagear quem partiu, nossa equipe preparou uma programação especial para o dia 02/11, realizando missas em igrejas distintas. São elas:

Reitoria Nossa Senhora do Amparo
Missas às 08h e 10h com Padre Julio

Igreja Matriz de São Vicente
Missas às 12h, 15h e 17h com Padre Renan

Conheça o Cemitério Vertical Metropolitano

Agora que você já sabe mais sobre o Dia de Finados, conheça um cemitério vertical que mais respeita aqueles que já partiram.

O Cemitério Vertical Metropolitano fica em São Vicente e é a melhor escolha para você oferecer uma despedida honrosa e tranquila para o ente amado, através de salas de velório  confortáveis, cerimoniais de cremação emocionantes e equipe altamente preparada para atendê-lo em um momento tão difícil. Entre em contato conosco através dos telefones 13 3048 4755 | 13 3048 4257, WhatsApp ou preenchendo o formulário do site e tire suas dúvidas!

______

O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Mande sua mensagem para o Metropolitano.