Publicado há 1 ano atrás

O que fazer com as contas e documentos de quem faleceu?

Após o falecimento, os familiares têm a responsabilidade de tomar diversas decisões em relação ao ente que partiu. Serviço funerário, velório, laudos, testamento… são diversas burocracias e custos relacionados ao sepultamento, mas por outro lado, há também os objetos, como as roupas, e a vida pessoal que acabam se misturando a assuntos legais. Por exemplo, os documentos e as contas do falecido. Você sabe o que fazer com isso? Muitos familiares não sabem. Por isso, separamos as respostas para essas dúvidas no texto de hoje. Confira a seguir.

Quais documentos precisam ser cancelados após a morte?

Após o sepultamento, é hora de lidar com os objetos pessoais e do falecido e tomar algumas providências legais também, cancelando os documentos e as contas. Confira como você pode fazer isso.

Carteira de Trabalho

Para cancelar a carteira de trabalho é fácil. Um familiar ou até mesmo um amigo do falecido pode ir dar baixa na carteira. Para isso, basta ir à superintendência do Ministério do Trabalho, levando o atestado de óbito, para dar baixa na carteira.

RG

O RG não precisa ser cancelado, pois quando a família dá entrada na certidão de óbito, ele já é cancelado automaticamente. Mas, caso isso não ocorra, é necessário procurar a Secretaria de Segurança do Estado com a certidão de óbito para dar entrada no processo de cancelamento diretamente.

Carteira de motorista

Para cancelar a carteira de motorista, a família precisa ir ao Detran. O órgão começará o processo para adicionar o falecimento ao cadastro do motorista. Para isso, leve a certidão de óbito.

CPF

Nesse caso, o órgão responsável é a Receita Federal, onde o familiar deve levar a certidão de óbito, o CPF e o RG. Para esse documento existe uma ressalva: se ainda houver bens atribuídos ao CPF, não é possível fazer o cancelamento, mas ele será transformado em um CPF temporário até a definição do espólio.

Título de eleitor

Esse também é um documento cancelado automaticamente. A zona eleitoral cruza os dados de cadastro de cada eleitor com as informações da Previdência Social, onde constam as informações sobre óbitos. Caso isso não ocorra automaticamente, a família deve ir à zona eleitoral e apresentar a certidão de óbito e o título de eleitor do falecido.

Contas bancárias

Quantas contas o falecido possuía? Pois é necessário entrar em contato com cada banco para realizar o cancelamento de cada uma. É necessário apresentar o RG e a certidão de óbito para realizar o cancelamento. Já os valores que estiverem nas contas serão incluídos no espólio para fazer parte da divisão entre os herdeiros.

 

Conheça as vantagens do nosso serviço funerário

Planeje-se para o serviço funerário — para você e para sua família. Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, diminuir custos e ainda respeitar os desejos do falecido.

Quem possui jazigo perpétuo, no Cemitério Metropolitano, garante tranquilidade para toda sua família. Após um falecimento, os familiares terão total assistência funerária, incluindo translado e sepultamento.

A cobertura de todo serviço funerário em todo território nacional é um benefício incluso na aquisição do jazigo perpétuo, assim como para o companheiro(a) e filhos(as) solteiros e menores de 21 anos. Com a aquisição do jazigo perpétuo, o contratante tem direito a todo serviço funerário, abrangendo todo procedimento relacionado ao luto. Ou seja, simplifica o processo burocrático e dispensa a necessidade de qualquer despesa extra, pois inclui translado, urna funerária, preparação de corpo, ornamentação de urna, entre outros.

Cemitério Vertical Metropolitano conta com excelente infraestrutura e toda a assistência que a sua família precisará na hora do adeus. Somos a melhor escolha para você oferecer uma despedida honrosa e tranquila para quem partiu.

Entre em contato e esclareça suas dúvidas

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3048-4257 | (13) 981886139 ou preencha o formulário aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

 

Categoria: Serviço Funerário

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp