Publicado há 3 meses atrás

O último adeus: como o cemitério pode ressignificar a despedida

O cemitério não precisa mais remeter àquele fardo do passado, quando os familiares associavam o local à dor e ao luto. As inovações chegam a todas as áreas e, no caso do cemitério, a modernidade não parou com a criação do cemitério vertical.

Entender que a morte faz parte do ciclo da vida é entender que além da dor da perda e da saudade, a pessoa também deixa para trás memórias, ensinamentos e amor. Então, por que o cemitério não poderia ser um ambiente que remeta a esses sentimentos positivos? Ele pode. Através de um ambiente acolhedor, o cemitério é um local de escape, um local para relembrar amigos e familiares que marcaram nossas vidas.

Para inspirar a sensação de conforto, é necessário criar o ambiente adequado para isso. Através do paisagismo, sustentabilidade e uma infraestrutura que acolha e facilite as visitas. Além disso, contar com a companhia de animais garante efeitos calmantes aos visitantes.

Quer saber como o cemitério pode ressignificar a despedida de entes queridos e proporcionar uma experiência agradável? Confira o texto e fique por dentro das tecnologias e conceitos que compões um cemitério moderno, confortável e acolhedor.

 

Se preferir, clique direto no tópico:

Como o paisagismo pode inspirar boas sensações
Infraestrutura completa
Como a tecnologia pode ajudar  
Animais ajudam a superar o luto e depressão

 

Como o paisagismo pode inspirar boas sensações

O filósofo Aristóteles já deixou suas considerações sobre a relação entre a natureza e as pessoas e como ela pode inspirar e proporcionar a sensação de acolhimento e paz. E qualquer um pode perceber isso, não? Com uma viagem ao interior, um passeio na praia e até aquele momento para plantar e regar os vasinhos em casa… o contato com a natureza sempre está relacionado à calma e a recarregar as energias.

Pensando nisso é que o paisagismo foi implementado nos cemitérios. E se esse privilégio era apenas dos cemitérios bosque, hoje em dia você pode tê-lo somado a muitos outros benefícios que o cemitério vertical oferece também.

Os ambientes acolhedores com a presença de cores e jardins abraçam os visitantes e funcionam como um refúgio para que familiares e amigos lidem com a perda e atravessem os estágios do luto por seus entes.

Seguindo esse princípio, o Metropolitano entrega espaços com paisagismo, aromaterapia e demais elementos que proporcionam uma experiência sensorial completa.

A natureza e o verde dos jardins causam sensações agradáveis de acolhimento e conforto, principalmente quando se está passando por momentos difíceis de tristeza, saudade, como acontece durante o luto e até mesmo ao visitar o cemitério. Mas é importante que lembremos daqueles que se foram com carinho e que a lembrança nos traga sensações boas, não de dor.

O cemitério tem o papel de acolher e oferecer uma despedida digna a quem faleceu, mas também tem o papel de dar a atenção devida aos vivos, que são os familiares e amigos que fazem as visitas, que assistem ao cerimonial.

 

O paisagismo no Metropolitano

O metropolitano conta com paisagismo em diversos locais, como nosso jardim externo, no hall, lounge, velário e até nos elevadores. A seguir, confira as imagens.

 

  • Jardim externo

Metropolitano conta com um jardim externo, que é composto por diversos tipos de Palmeiras, Bromélias Imperiais, Coroas de Cristo e Moreias.

Essas são plantas resistentes e populares no paisagismo tropical e contemporâneo, adequadas ao clima da nossa região.

 

  • Hall – planta: Yucca

  • Lounge – planta: Palmeiras Rafis e Zamioculcas

 

  • Velário – planta: Yucca

  • Sala Roma

Plantas: Palmeiras Rafis, Alpinias e Costela de Adão

Plantas: Zamioculcas ,  mini Orquídeas e Suculentas

  • Elevadores – planta: Yucca

  • Orquidário vertical

 

Sustentabilidade

Não podemos falar de natureza e paisagismo sem falar de sustentabilidade. Assim como a natureza nos proporciona acolhimento, precisamos fazer nossa parte e preservá-la também.

O cemitério vertical já é um sistema sustentável, pois, diferentemente dos cemitérios com sepultamento no solo, o cemitério vertical não causa a contaminação do solo, água e ar.

A decomposição dos corpos acaba liberando substâncias, assim como a decomposição de objetos que são enterrados junto ao corpo. A substância eliminada pelo corpo é chamada de necrochorume e pode ser responsável pela transmissão de doenças infectocontagiosas, como a hepatite e a poliomielite. Mas, quando o sepultamento ocorre em um cemitério vertical, longe do solo, a decomposição não causa contaminação.

Além disso, outra forma simples de ser sustentável é através da coleta seletiva. No Metropolitano, você encontra lixeiras especiais para cada tipo de resíduo para que possamos dar o destino correto.

A compostagem também é uma ação sustentável que vem ganhando espaço até na casa das pessoas! Os cemitérios também podem e devem aderir esse sistema para ter um modelo cada vais mais ecológico.

 

Infraestrutura completa

Sabia que uma das principais reclamações sobre um cemitério municipal é a falta de higiene do local? É com a falta do mínimo, a limpeza, que percebemos como a infraestrutura faz toda a diferença, principalmente em um momento delicado de luto e homenagens póstumas.

Mas, claro, devemos ir além do mínimo quando a intenção é ressignificar a despedida, as homenagens e a saudade. Contar com salas de velório equipadas, com bufê, climatização, música e dois ambientes é a farantia de maior conforto para quem está se despedindo de um ente querido. Para quem opta por fazer um cerimonial de homenagem, deve escolher uma sala ainda mais completa, com auditório e infraestrutura para vídeo e som.

Segurança

Para que um lugar consiga inspirar calma, ele precisa mostrar segurança para quem está ali. Assim como os condomínios são mais seguros que casas, os cemitérios verticais possuem muito mais segurança, monitoramento e controle de acesso.

No Motropolitano, além de as famílias contarem com monitoramento de câmeras, elas também têm acesso à garagem interna. E, juntamente com o lounge, os visitantes têm no Metropolitano tudo o que precisam, sem precisar sair.

 

Lounge

Outro local importante para relaxar é o lounge, onde as pessoas podem ficar confortáveis nas poltronas, tomar um café e comer alguns lanches, ou mesmo pedir um delivery e fazer uma refeição completa. É mais um local para os visitantes recuperarem suas energias.

 

Como a tecnologia pode ajudar  

A tecnologia vem facilitando nossa vida nos últimos anos de forma inimaginável para os nossos antepassados. No cemitério, há vários recursos que podem facilitar o momento da despedida e de homenagens.

 

Qr Code

Além disso, devemos ter tecnologia como nossa aliada. No Metropolitano, simplificamos nossa forma de transmitir informações com QR Code nas salas de velório, contando a história de cada uma, e até no velário.

Mais uma forma de implementar o QR Code é nos jazigos, para que o visitante tenha acesso a um texto e uma foto escolhidos pela família e dessa forma tirar um momento para se dedicar à memória do falecido.

 

Velório Online

O velório online é mais uma facilidade que a tecnologia proporciona às famílias e amigos que precisam se despedir de seu ente querido.

Há diversos imprevistos e situações que podem impedir alguém de ir até o velório, seja a distância, uma doença e até o desconforto em demonstrar tristeza em público.

Por isso, velório pela internet é uma excelente maneira de contornar esses contratempos. A família pode dar a senha para os convidados que não puderem comparecer presencialmente, mas podem acompanhar a cerimônia pela internet, através de um celular, notebook ou tablet.

 

Animais ajudam a superar o luto e depressão

Vários estudos comprovam que a presença de um animal de estimação ajuda a lidar com sentimento de tristeza e até mesmo depressão. Recentemente, o portal Extra publicou uma matéria apontando como os animais ajudam a superar o luto.

“As pessoas sem um animal de estimação experimentaram aumentos mais significativos nos sintomas depressivos e maior solidão do que aqueles que tinham um pet.” – Extra

 

Quem tem um bichinho de estimação, nem precisa de estudo científico porque sente no dia a dia a alegria que ele traz para a casa. No Metropolitano, a gente também sabe disso porque nossa equipe é formada por alguns bichinhos de estimação que, além de deixar o ambiente mais acolhedor para os nossos visitantes, também fazem a alegria na rotina dos colaboradores.

Então, nossos animais adotados é mais uma forma de oferecer aos visitantes o contato com a natureza, além do paisagismo.

Confira abaixo a imagens dos nossos bichinhos!

  •  Frida

  • Fubá

  • Jango

  • Lupita

  • Sol

  • Fubango

 

O que tem no Metropolitano?

Aqui no Cemitério Metropolitano, o cerimonial de cremação  e o cerimonial de sepultamento podem ser realizados na Sala Roma, nosso ambiente projetado para uma experiência sensorial para realizar cerimônias de velório e homenagens póstumas.

Ainda há a opção de escolher pelo velório online, em que é possível aproximar familiares e amigos que estejam longe e não consigam chegar a tempo da despedida.

Além disso, possuímos planos de pagamento acessíveis. Nós sempre incentivamos as pessoas a se planejarem para o momento da despedida que, afinal, é inevitável, mas pode ocorrer de maneira mais tranquila para os familiares.

Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, passando com mais calma pelo momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi.

Fale com a gente e saiba mais:

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3467-4864 | (13) 9966-14644 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

 

Tags: paisagismo
Categoria: Cemitério Vertical

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp