Publicado há 4 meses atrás

Por que o atendimento humanizado em cemitérios faz toda a diferença?

Para saber como funciona o sepultamento automatizado, confira o vídeo que a diretora geral do Metropolitano, Roberta Nachif, fala sobre essa nova tecnologia. 

Pensar nas necessidades dos clientes, e na forma de atendê-las, em primeiro lugar é o objetivo do atendimento humanizado. O termo tem se tornado mais conhecido na última década e, atualmente, a maioria das pessoas já conhecem esse viés de atendimento e, mais, esperam por isso ao contratar um serviço ou comprar um produto. 

Em cemitérios, a expectativa não poderia ser outra. Na verdade, é em áreas que lidam com realidades sensíveis como é a dor da perda de um ente, que o atendimento humanizado deve ser uma prioridade.

Apesar de ser uma área bastante estudada, o atendimento humanizado é simples. Basta se colocar no lugar do outro, aquele que precisa contratar um serviço importante em meio a um turbilhão de sentimentos. O atendente que lida com os clientes de um cemitério precisa se pôr no lugar de quem está passando pelo sofrimento da perda. Dessa forma, a pessoa se sente acolhida e tem mais facilidade de tomar decisões importantes. 

Mas é claro que essa responsabilidade não deve ficar somente nas costas do atendente. O cemitério precisa fornecer recursos para que o cliente também se sinta acolhido e, claro, precisa proporcionar uma boa infraestrutura para seus colaboradores. 

Quer saber mais sobre atendimento humanizado e como ele pode mudar sua experiência? Acompanhe o texto e fique por dentro.

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O que é atendimento humanizado?
Qual é a importância do atendimento humanizado nos cemitérios?
Quais as prioridades do atendimento humanizado?
Como o Metropolitano mantém o atendimento humanizado (com vídeo)

O que é atendimento humanizado?

O atendimento humanizado é um termo para classificar um tipo de atendimento que empresas de todos os segmentos podem, e devem, oferecer aos seus clientes. Isso surgiu com as mudanças na sociedade, que vem priorizando sempre a empatia em todas as relações, inclusive em relações comerciais. Não surgiu de hoje, mas o atendimento humanizado é uma tendência que continua crescendo.

 

 

Dessa necessidade de entender o outro, nasceu o atendimento humanizado. Na prática, ele é um treinamento com todos os funcionários para alinhar a forma de abordar e lidar com os clientes. A base é cordialidade, deferência e respeito, sempre de maneira respeitosa e responsável.

Assim, como dissemos no início, o atendimento humanizado sempre vai priorizar as necessidades do cliente e buscar uma forma de supri-las ao invés de ter uma abordagem “é só mais um”. 

Esse é um formato que beneficia a todos, os clientes, os colaboradores e a empresa.

 

Qual é a importância do atendimento humanizado nos cemitérios?

O atendimento humanizado é uma necessidade da sociedade atual, por isso, deve estar presente em várias áreas. Mas como dissemos logo no início, os cemitérios lidam diretamente com a dor dos clientes, assim como áreas da saúde, em que os profissionais precisam lidar não apenas com os enfermos, mas também com seus familiares. 

Apesar da venda preventiva oferecida pelos cemitérios, como acontece aqui no Metropolitano, que visa oferecer mais conforto e economia para os clientes, a maioria dos atendimentos acontecem em momentos delicados, logo após o falecimento. Mesmo tendo adquirido o serviço de forma preventiva, quando retornar ao cemitério para utilizá-lo, os familiares estarão em um momento de sofrimento.

Por isso, é tão importante contar com um atendimento humanizado para os clientes, priorizando sempre seu conforto e oferecendo os melhores caminhos para esse momento de luto. O principal objetivo desse atendimento é oferecer ao familiar conforto, acolhimento e segurança. Assim, é como mostrar a esse familiares que eles não estão sozinhos e podem contar com um serviço atencioso nesse momento difícil.  

Para isso, não basta apenas que os funcionários sejam instruídos, mas que eles próprios tenham uma rotina adequada no trabalho, passando o que, de fato, recebem no dia a dia. Então, escolhas como: falar de maneira mais suave, usar termos mais brandos ao falar da situação e dos serviços são atitudes pequenas, mas que fazem total diferença. Assim, o cemitério acaba ajudando as pessoas a passarem por esse momento difícil, com tanto desgaste não só emocional, mas também físico. 

 

Quais as prioridades do atendimento humanizado?

Agora que você entendeu como funciona o atendimento humanizado, confira quais são os principais pontos para que os cemitérios e seus colaboradores possam colocar essa teoria em prática. 

  • respeitar a diversidade das pessoas, como suas crenças e necessidades;
  • tratar a todos com dignidade;
  • empatia com a dor dos familiares, uma vez que todos podem se solidarizar com a dor do outro;
  • atitude sempre positiva e acolhedora;
  • priorizar a ética em cada atendimento;
  • atendimento único para cada família;
  • comunicação de duas vias, ou seja, respondendo e ouvindo;
  • transmitir confiança, apoio e segurança;
  • infraestrutura que atenda a todas as necessidades dos clientes e dos seus familiares.

 

Como o Metropolitano mantém o atendimento humanizado (com vídeo)

O Metropolitano acredita que o atendimento humanizado é uma combinação de fatores que compõem um serviço tão importante, que é o do cemitério. Por exemplo, o cuidado com o meio ambiente é importante para quem se preocupa em cuidar de pessoas. Afinal, o meio ambiente é a base para uma sociedade saudável. O Metropolitano, como Cemitério Vertical, traz isso em sua essência e faz questão de aderir a mais atitudes que sejam positivas para a natureza. 

A infraestrutura do Metropolitano também é um exemplo quando pensamos em acolhimentos. Além da higiene e organização, os familiares podem contar com ampla área verde e paisagismo em diversos pontos do prédio.  Além disso, temos nossos próprios animais de estimação que ajudam a equipe no dia a dia e, também, nossos visitantes. Esses pequenos detalhes ajudam o familiar a ressignificar a experiência no cemitério.

Mais uma importante medida que aderimos foi o desenvolvimento de uma sala com experiência sensorial para realizar cerimônias de cremação, sepultamento e homenagens póstumas. Essa é uma forma de transmitir conforto e segurança aos familiares e amigos através dos cinco sentidos: olfato, tato, paladar, visão e audição. O local foi nomeado como Sala Roma e conta com uma cerimônia completa e personalizada, de acordo com o desejo de cada família, que busca enaltecer a personalidade e a memória do ente querido que se foi. 

Outro ponto priorizado aqui no Metropolitano é o cuidado com os colaboradores. Afinal, é necessário ter uma gestão humanizada para que os colaboradores passem isso para os clientes. Algo muito importante para nós é a ergonomia dos nossos colaboradores, por isso, buscamos sempre aderir a tecnologias para facilitar suas tarefas diárias. Devido a esse princípio, implementamos o sepultamento automatizado.

Além de ser uma melhoria ergonômica para os nossos colaboradores, o sepultamento automatizado também é um conforto para nossos clientes. Isso porque o sepultamento é o momento mais doloroso para os familiares e quanto mais esse momento é estendido, mais os familiares sentem. O sepultamento manual, como é comum, é demorado e não só os colaborardes fazem grande esforço, como também a família se sente incomodada com a situação. 

Da mesma forma, buscamos utilizar a tecnologia para trazer mais facilidades para os familiares. Por exemplo, o uso de QR Code na infraestrutura do Metropolitano para passar informações aos visitantes, assim como nas lápides para guardar a memória do falecido. Um grande exemplo de tecnologia nos nossos serviços é o velório online, que oferece a oportunidade de acompanhar o velório a familiares e amigos de qualquer lugar do mundo  com o convite da família.

 

Quer saber mais sobre atendimento humanizado? Fale com a gente: 

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3467-4864 | (13) 9966-14644 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!

 

Conheça o Metropolitano, Cemitério com crematório na Baixada Santista

Aqui no Cemitério Metropolitano, você pode realizar a cremação do corpo ou dos restos mortais. E fazendo a contratação do serviço de forma preventiva, ainda é possível economizar. 

É possível trazer os restos mortais de outro cemitério após a exumação, independentemente do estado de decomposição. Nesse caso, você pode escolher um ossuário ou jazigo no Metropolitano e até mesmo realizar a cremação dos restos mortais, já que os cemitérios municipais da Baixada Santista não realizam o serviço. 

O cerimonial de cremação, cerimonial de sepultamento e homenagens póstumas podem ser realizados na Sala Roma, nosso ambiente projetado para uma experiência sensorial para realizar cerimônias de velório e homenagens póstumas.

Ainda há a opção de escolher pelo velório online, em que é possível aproximar familiares e amigos que estejam longe e não consigam chegar a tempo da despedida.

Além disso, possuímos planos de pagamento acessíveis. Nós sempre incentivamos as pessoas a se planejarem para o momento da despedida que, afinal, é inevitável, mas pode ocorrer de maneira mais tranquila para os familiares.

Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, passando com mais calma pelo momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi.

 


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

 

Categoria: Cemitério Vertical

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