Cemitério Metropolitano

Memórias

Psicologia do luto: Como superar a perda de um ente querido

À princípio, ela chega sem ser anunciada e outras vezes, com início, meio e fim. A morte nos toca em cheio, mesmo quando já é esperada. E quando acontece, ficamos paralisados, sem chão. Perdemos nossa capacidade de reação e por um momento, imaginamos como será viver sem a pessoa.

Lidar com a perda de um ente querido é uma tarefa que demanda força emocional, lucidez e pés firmes no presente. Claro que é inevitável sentir tristeza e raiva. Nesse sentido, fazer esta jornada compreendendo o processo completo é de vital importância para superar este momento tão delicado na vida de todos que vivenciam.

Agora, veja abaixo algumas dicas sobre como superar a perda de um ente querido.

Se preferir, clique direto no tópico:

perda de um ente querido

Aceite. A morte de um ente querido é algo inevitável.

Buda disse certa vez, “Em nossas vidas, a mudança é inevitável. A perda é inevitável. A felicidade reside na adaptabilidade em sobreviver a tudo de ruim”. Por mais que relutemos em não falar sobre a morte, um dia ela chegará para todos nós. E do mesmo modo, a forma como você enfrentará a perda do ente querido é o que vai lhe trazer as respostas e o conforto necessário para seguir em frente em sua jornada.

Entendendo o processo de luto

perda de um ente querido

O luto é um processo. Como colocamos neste post, lidar com a perda de uma pessoa próxima requer um conjunto de experiências onde cada um possui sua própria coleção emocional que foram construídas ao longo da vida. Desde já, quanto melhor você entender como se sente em relação a perda de um ente querido, mais suportável será a sua jornada em seguir em frente.

Lidando com a ausência

Quando uma pessoa querida falece, é grande o espaço que ela deixa. Aonde quer que você vá, lembrará dela. Se ainda for uma pessoa que mora na mesma casa, os pertences estarão presentes. O melhor a fazer é seguir o coração: doar roupas, sapatos e outros itens ou guardar em um lugar onde você não terá acesso fácil.

Reaprendendo a viver sem o ente querido

perda de um ente querido

Quando a dor passa, aprender a viver sem o ente querido é um desafio para quem fica. A ideia de viver sem essa pessoa se transforma em lembranças e ficam guardadas na memória. É nessa hora que você volta a sua vida e continua a seguir sua caminhada.

Seguindo em frente

Tenha paciência com você mesmo. Não se cobre e dê tempo ao tempo. A ideia não é passar por cima de forma desordenada. Entender o que sente, nomear e conversar sobre a perda é fundamental para você seguir em frente.

Para quem fica, resta a saudade e as lembranças de quem partiu. Se você está passando por um período de luto e precisa de ajuda, procure um psicólogo ou um psiquiatra.

Giovana Pereira Simões, psicóloga do Cemitério Metropolitano de São Vicente, aborda uma questão importante do processo de luto: Como uma pessoa que está passando por um processo de luto consegue seguir em frente?

Desse modo, é preciso que você compreenda que o primeiro passo para superar a perda de um ente querido é, antes de tudo, respeitar o que você está sentindo, depois olhar para si e por fim, sentir empatia por você mesmo.

Saiba mais sobre o processo de luto e como atravessá-lo dando play no vídeo.


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários, cremação para animais e realiza cerimonial para quem deseja prestar homenagem póstuma.

Mande sua mensagem para o Metropolitano.