Publicado há 5 dias atrás

Quais as práticas ambientais, sociais e de governança do Metropolitano? Conheça as medidas ESG para um mundo melhor

A sigla indica as melhores práticas ambientais, sociais e de governança que uma empresa segue. Ou seja, todas suas ações têm esses valores como uma base importante para alcançar os objetivos. 

Atualmente, as pautas sociais e ambientais estão ganhando cada vez mais espaço. E não poderia ser diferente, já que não há sucesso sem meio ambiente nem sem condições dignas para todas as pessoas. A dúvida que sempre surge, no entanto, é se é possível crescer como empresa sem ferir o objetivo de criar um mundo mais sustentável. Para o Metropolitano, como um cemitério vertical, a sustentabilidade sempre foi a essência do nosso negócio. Mas a cada dia, desde o seu surgimento, buscamos implementar mais práticas sustentáveis, sociais e que resultem em uma governança consciente. Nessa busca de ser cada vez melhor, encontramos a metodologia ESG, que, felizmente, tem se tornado cada vez mais popular.

No texto de hoje, você vai entender o que é a sigla ESG e como o Metropolitano põe sua metodologia em prática no dia a dia. Acompanhe o texto e confira.

Se preferir, clique direto no tópico

O que é ESG? 

Qual o significado de cada letra da sigla ESG? 

De onde surgiu a ESG? 

Quais as práticas do Cemitério Vertical Metropolitano de acordo com a ESG? 

O que é ESG? 

A ESG é uma sigla em inglês, em que cada letra significa “environmental, social and governance”. Em português, quer dizer “ambiental, social e governança”. A ideia é medir as práticas de uma empresa favoráveis a cada uma dessas áreas. Ou seja, as práticas ESG em uma empresa visa minimizar os impactos das suas ações no meio ambiente, construir um mundo mais justo para as pessoas que estão ao redor, não apenas seus clientes e, por fim, manter os melhores processos de administração.

Qual o significado de cada letra da sigla ESG?

Como você viu, cada letra representa um fator e ela mostra quanto uma empresa está comprometida em criar práticas relacionadas a cada um deles. Ou seja, ter uma gestão mais sustentável, considerando práticas ambientais, sociais e de governança.

E – environmental / ambiental

Essa letra simboliza as ações da empresa em em relação à conservação do meio ambiente e como ela se posiciona em temas importante sobre o assunto, como:

  • aquecimento global;
  • emissão de carbono;
  • poluição do ar;
  • poluição da água;
  • biodiversidade;
  • desmatamento;
  • eficiência energética;
  • gestão de resíduos;
  • escassez de água.

S – social

Esse fator está relacionado a como as empresas criam práticas mais justas para as pessoas que fazem parte do seu dia a dia, visando uma sociedade mais justa. Essas práticas têm como alguns dos seus objetivos:

  • satisfação dos clientes;
  • proteção de dados e privacidade;
  • diversidade da equipe;
  • relacionamento com os funcionários;
  • relacionamento com a comunidade;
  • respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas.

G –  governance / governança 

Por último, a letra G se refere às práticas de governança, ou seja, à forma como a empresa é administrada. Nesse ponto, algumas prática são:

  • composição do conselho;
  • estrutura do comitê e auditorias;
  • conduta corporativa;
  • remuneração dos executivos;
  • relação com organizações do governo e personalidades políticas;
  • oferecimento de um canal de denúncias

De onde surgiu a ESG? 

Apesar de estar ganhando mais espaço agora, a sigla ESG surgiu em 2005. Ela estava presente em um relatório relacionado a uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) intitulado de “Ganha quem se importa”. 

Esse relatório resultou da união de 20 instituições de 9 países diferentes, entre eles, o Brasil. Todas se reuniram para desenvolver diretrizes e recomendações para incluir práticas ambientais, sociais e de governança na gestão de ativos, serviços de corretagem de títulos e pesquisas relacionadas ao tema. 

Por fim, chegaram à conclusão de que incluir esses fatores no mercado financeiro gerava empresas mais sustentáveis e maiores benefícios para a sociedade.

Quais as práticas do Cemitério Vertical Metropolitano de acordo com a ESG? 

Agora que você já entendeu o que é ESG, entenda quais são as práticas que o Metropolitano aplica utilizando essa metodologia. Desde o seu surgimento, o Metropolitano, como um cemitério vertical, já tinha em sua essência práticas sustentáveis. Afinal, o cemitério vertical é considerado um cemitério sustentável devido ao fato de o sepultamento vertical não contaminar rios, mares, ar e solos com o necrochorume, o que acontece em todo sepultamento realizado em solo. E ainda pode causar diversas doenças, principalmente em locais com saneamento precário.

Além disso, o sepultamento vertical também otimiza os espaços utilizados por cemitérios. Uma vez que ocupa uma área menor, há espaço para locais que visam a qualidade de vida e contribuem para uma melhor urbanização.

Para saber detalhes sobre as demais práticas ESG do Metropolitano, confira os tópicos a seguir. 

1 – Quais as práticas do Metropolitano em cada categoria? (ambiental, social, governança

Ambiental: 

O Metropolitano adota práticas estruturais e, também, implementa práticas no dia a dia visando o respeito ao meio ambiente. Algumas delas são:

  • troca de filtros nos prazos corretos;
  • coleta de material orgânico por empresa especializada;
  • uso de ecogranito para o fechamento dos lóculos;
  • lixeiras para coleta seletiva;
  • redução na quantidade de produtos químicos utilizados na limpeza;
  • criação de espaços verdes, redução de aproximadamente 73% de impressões com implantação de serviços e documentação digitais;

Além dessas ações já colocadas em prática, há projetos futuros. Como, em breve, a ampliação dos espaços verdes, implementação do reuso de água da chuva, reciclagem das ceras de velas e reduzir mais de 90% das impressões em papel.

Confira o que é ecogranito:

Social

Já no quesito social,  o Metropolitano tem ações como:

  • auxílio a algumas instituições de amparo, especialmente as que não recebem ajuda de órgãos públicos, por meio de divulgação nas mídias sociais e doações;
  • amparo a animais abandonados com encaminhamento para castração e adoção, como lar temporário, fornecendo abrigo e alimentação.

Como projetos futuros, em breve aumentaremos os recursos destinados às ações sociais e ampliaremos o auxílio para diversas instituições. Além disso, ajudamos discretamente alguns times e instituições religiosas.

Governança

O Metropolitano busca o compliance nas relações empresariais, gestão de pessoas humanizada e voltada para o crescimento pessoal e para a indústria 4.0. 

Além da automação, implantação de tecnologia e novas ferramentas de trabalho que promovam maior qualidade de vida e bem estar aos nossos colaboradores. Nosso posicionamento no mercado está atrelado à agregação de valor, à qualidade no ambiente de trabalho e à experiência do cliente.

Uma das tecnologias é a utilização do ecogranito, que, além de sustentável, também é mais leve para o colaborador manejar. Além disso, um equipamento para que os colaboradores não façam mais esforço na hora do sepultamento, ao colocar a urna funerária no jazigo. 

2 – Por que o metropolitano decidiu seguir essa metodologia ESG?

O futuro empresarial depende desses conceitos. As empresas que têm práticas ESG passarão a ter maior valor dentro de uma Evaluation. Daqui pra frente não somente o valor monetário será importante e, além disso, as certificações terão essas práticas como critérios também – Roberta Nachif, Diretora Geral do Metropolitano

3 – Como e quando começou?

ESG é um conceito que tem a ver com a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para  implantar práticas cada vez mais sustentáveis, o que já influencia bastante as bolsas de valores no mundo. As práticas começaram a ser implantadas nas empresas de todo o mundo no início de 2020, em média. Conforme tem sido propagados mundialmente, o Metropolitano tem acompanhado de perto para se manter atualizado e agir corretamente.

4 – No Metropolitano, acontece com frequência uma conversa com a equipe para alinhar esse formato?

Sempre nas reuniões estratégicas, alinhamos processos e implantações. Em seguida, os gestores levam as informações para o resto da equipe e acompanhamos ao longo do tempo para verificar se a mensagem foi compreendida e aplicada corretamente – Roberta Nachif, Diretora Geral do Metropolitano.

5 – Como as decisões são tomadas no Metropolitano para criar práticas que caibam no ESG?

Existe o planejamento da alta administração e o planejamento orçamentário que são apresentados no início de cada ano para que possamos alinhar e verificar a viabilidade. Então, realizamos um cronograma de implantação, atualizamos os orçamentos e se estiver dentro das possibilidades financeiras, implantamos – Roberta Nachif, Diretora Geral do Metropolitano.

Conheça o Cemitério Vertical Metropolitano

Somos a melhor opção para você oferecer uma despedida tranquila para quem partiu. Possuímos a melhor infraestrutura com o melhor preço da região, com conforto e segurança.

Aqui no Cemitério Metropolitano, o cerimonial de cremação  e o cerimonial de sepultamento são realizados no Salão Roma, bem como Homenagens Póstumas. Ainda há a opção de escolher pelo velório online, em que é possível aproximar familiares e amigos que estejam longe e não consigam chegar a tempo da despedida. Nossas salas de velório também possuem a opção de velório online.

Além disso, possuímos planos de pagamento acessíveis, sempre incentivamos as pessoas a se planejarem para o momento da despedida que, afinal, é inevitável, mas pode ocorrer de maneira mais tranquila para os familiares.

Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, passando com mais calma pelo momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi.

Fale com a gente e saiba mais:

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3467-4864 | (13) 9966-14644 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!

Texto publicado em 04/08/21- atualizado em 23/09/21


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Tags: ESG
Categoria: Cemitério Vertical

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp