Publicado há 2 anos atrás

Saiba como preparar o velório de um ente querido

O velório é um momento importante para o luto, é quando acorre a despedida e a homenagem a alguém que fora amado em vida e partiu, ficando na memória da família e dos amigos. A despedida é um passo fundamental para superar um momento tão difícil como a morte de um ente. Perdidas entre decisões legais, burocracias e serviços funerário, as famílias esquecem que o velório é um momento para deixar os sentimentos passarem, celebrar as preferências de quem está indo embora e dar e receber conforto.

Para esse post, separamos algumas dicas que vão ajudar na hora de planejar um velório. Confira a seguir.

Como preparar o velório
Velório é o mesmo que funeral?
Como anunciar velório
Quais escolhas fazer para o velório
Local do velório

Como preparar o velório

A preparação do corpo deve levar, no máximo, 48 horas após o falecimento. Por isso, o velório, funeral e demais serviços funerários devem ser realizados com agilidade. Por ser ter tão pouco tempo para tomar as devidas decisões é que o planejamento é importante, não apenas para diminuir os custos do serviço funerário, mas principalmente para respeitar as vontades do falecido e planejar tudo da melhor forma possível.

Considerar as crenças para realizar ou não uma cerimônia religiosa, optar pela capela, templo ou salas velório são detalhes especiais para o momento que familiares e amigos terão para se despedir.

Velório é o mesmo que funeral?

O velório está relacionado à velar (olhar, cuidar) o falecido. É o primeiro momento da cerimônia. Já o funeral é a cerimônia completa, até o sepultamento.

Como anunciar velório

Comunicar sobre o falecimento é sempre um momento delicado. Os amigos e familiares podem ser avisados por telefone ou pessoalmente.

Mas com aqueles amigos que não são tão próximos, pode ser mais difícil de entrar em contato, principalmente se o falecido possuir muitos amigos. Por isso, as redes sociais são uma opção atualmente.

Quais escolhas fazer para o velório

É sempre importante levar em conta as vontades do falecido para que o velório seja de acordo. Isso contempla diversas escolhas relacionadas ao serviço funerário, como a preferência por cremação ou não.

Mas detalhes também fazem a diferença, como optar pela flor e pela cor preferida da pessoa, ou mesmo utilizar a bandeira do time sobre o caixão, se for um torcedor fiel.

Local do velório

O velório é um momento que carrega muito significado, importante para que as pessoas mais próximas comecem a aceitar a morte, que é um dos passos do luto. Mais do que isso, é uma oportunidade de homenagear alguém que foi importante, reunindo, também, todos aqueles que o amavam.

Após toda a correria para resolver documentações, custos etc., o velório é o momento que todos podem parar e finalmente se dar conta da situação.

É importante que o local do velório seja próximo ao local de sepultamento. Se for no mesmo local é ainda mais fácil. Considere também a infraestrutura do ambiente, que tenham banheiros, espaço reservado à família, decoração, climatização, sonorização. E ter floricultura e local para alimentação por perto é ainda melhor.

 

Conheça as vantagens do serviço funerário do Cemitério Metropolitano

Planeje-se para o serviço funerário — para você e para sua família. Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, diminuir custos e ainda respeitar os desejos do falecido.

Quem possui jazigo perpétuo, no Cemitério Metropolitano, garante tranquilidade para toda sua família. Após um falecimento, os familiares terão total assistência funerária, incluindo translado e sepultamento.

A cobertura de todo serviço funerário em todo território nacional é um benefício incluso na aquisição do jazigo perpétuo, assim como para o companheiro(a) e filhos(as) solteiros e menores de 21 anos. Com a aquisição do jazigo perpétuo, o contratante tem direito a todo serviço funerário, abrangendo todo procedimento relacionado ao luto. Ou seja, simplifica o processo burocrático e dispensa a necessidade de qualquer despesa extra, pois inclui translado, urna funerária, preparação de corpo, ornamentação de urna, entre outros.

Cemitério Vertical Metropolitano conta com excelente infraestrutura e toda a assistência que a sua família precisará na hora do adeus. Somos a melhor escolha para você oferecer uma despedida honrosa e tranquila para quem partiu.

Entre em contato e esclareça suas dúvidas

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3048-4257 | (13) 981886139 ou preencha o formulário aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Tags: velório
Categoria: Serviço Funerário

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp