Publicado há 2 anos atrás

Serviço funerário: veja os benefícios do jazigo perpétuo e temporário

Três anos podem não ser suficientes para exumação. Por isso, é melhor investir no jazigo perpétuo! São altos os custos que os familiares precisam arcar quando um ente morre. Além disso, muitas vezes as pessoas são pegas de surpresa nessa situação. Mas esse valor pode ser reduzido com planejamento. Uma forma de se planejar, relacionada ao serviço funerário, é a aquisição do jazigo perpétuo. Apesar de o temporário ser o mais comum porque são adquiridos com urgência diante de um falecimento, ele acaba apresentando menos vantagens em relação ao perpétuo.

Se você não sabe quais as diferenças entre jazigo perpétuo e temporário, confira o post e saiba as vantagens de cada um desses serviços.

Índice

1 – Serviço funerário: Jazigo perpétuo
2 – Serviço funerário: Jazigo temporário
3 – Jazigo perpétuo entra no inventário?
4 – Jazigo perpétuo pode ser vendido?

1 – Serviço funerário: Jazigo perpétuo

A imprevisibilidade da morte costuma deixar o momento do luto ainda pior quando as famílias não estão preparadas para arcar com custos altos de forma repentina. Por isso, os cemitérios oferecem a opção de se preparar para esse momento de forma antecipada com a aquisição do jazigo perpétuo.

Ainda em vida, a pessoa começa a pagar pelos custos de um sepultamento. O que também acaba saindo mais em conta por não estar sendo adquirido em caráter de urgência. Ainda no caso do jazigo perpétuo, quem o adquire está também se planejando não apenas por ele, mas por toda sua família.

Com essa aquisição, além do local para sepultamento, toda a família recebe o serviço funerário de assistência no momento do falecimento, sem ter que se preocupar com documentações ou o processo relacionado ao translado e sepultamento.  Sendo mais vantajoso do que investir em um plano funerário, já que o mesmo não inclui o jazigo. Nesses casos, a família ainda teria que pagar por mais um serviço funerário após o falecimento, além do plano.

Benefícios do jazigo perpétuo:

  • Toda a assistência funerária para dar suporte à família. Diante de um falecimento, basta entrar em contato que a equipe do cemitério tomará todas as providências necessárias. É como contratar um plano funerário, mas sem ter que pagar mais por isso.
  • Economia e flexibilidade no pagamento, podendo negociar o valor e quantidade de parcelas. Por não precisar do serviço imediatamente, ainda é possível pesquisar e comparar preços e vantagens.

Como funciona o jazigo perpétuo

  • Após a aquisição do jazigo perpétuo, o proprietário paga apenas a taxa de manutenção
  • Não é necessário fazer a exumação do corpo após três anos, como está previsto em lei. Isso é obrigatório em jazigos temporários, já que o local precisa ser desocupado para ser concedido a outra pessoa.
  • Por lei, a exumação só pode acontecer depois de um tempo mínimo de três anos em adultos. Por isso, caso haja outra morte na família em menos de três anos, o cemitério concede um jazigo, qual a família só terá que pagar a taxa de manutenção. Assim, depois que passarem três anos, o corpo pode ser realocado no jazigo perpétuo da família.

2 – Serviço funerário: Jazigo temporário

O jazigo temporário se trata de uma concessão no período de três anos, quando deve ser feita a exumação. Se a decomposição do corpo estiver completa, os ossos são encaminhados para um ossuário para que outra pessoa possa ser sepultada ali. Com isso, também é cobrada uma taxa de exumação, além do valor que já foi pago pelo jazigo para o sepultamento.

Além das despesas, o problema do jazigo temporário é que, na grande maioria das situações, quando a exumação é feita após três anos, a decomposição não está completa, então o corpo não pode ser removido. E, claro, ele não oferece a vantagem da assistência funerária no momento do luto.

3 – Jazigo perpétuo entra no inventário?

Ao adquirir o jazigo perpétuo, o proprietário está adquirindo um bem vitalício. Isso significa que, assim como uma casa, o jazigo perpétuo também passa para os herdeiros.

Se houver um inventário, é recomendável que o jazigo perpétuo esteja incluso nele. Mas, caso não haja, será distribuído entre os herdeiros assim como outro bem.

E, se o proprietário quiser deixar o jazigo para outra pessoa após sua morte, pode determinar isso em um testamento, por exemplo.

4 – Jazigo perpétuo pode ser vendido?

A venda do jazigo perpétuo pode acontecer ainda com o proprietário em vida, desde que seja em um cemitério particular. É importante que essa venda seja estritamente formalizada em contrato. Pois com a morte do primeiro proprietário, caso não haja um documento que comprove, o jazigo será considerado uma herança deixada por ele.

No contrato de venda do jazigo consta quem tinha a posse anterior e quem será o novo proprietário. Esse contrato é imprescindível para casos de herança, bem como deixa registrado quem tem a responsabilidade de manutenção e pagamento das taxas do jazigo perpétuo.

Serviço funerário é no Cemitério Vertical Metropolitano

Ao adquirir o jazigo perpétuo, o proprietário garante tranquilidade para ele e sua família. No momento do luto, a família terá total assistência do serviço funerário, desde o translado até o sepultamento sem ter que pagar a mais por isso.

Com ele, está incluso a cobertura de todo serviço funerário em todo território nacional, assim como para o companheiro(a) e filhos(as) solteiros e menores de 21 anos. Com a aquisição do jazigo perpétuo, o contratante tem direito a todo serviço funerário, abrangendo todo procedimento relacionado ao luto. Ou seja, simplifica o processo burocrático e dispensa a necessidade de qualquer despesa extra, pois inclui translado, sepultamento e ossários, entre outros.

O Cemitério Vertical Metropolitano conta com excelente infraestrutura e toda a assistência que a sua família precisará na hora do adeus. Somos a melhor escolha para você oferecer uma despedida honrosa e tranquila para quem partiu.

 

Entre em contato conosco e esclareça suas dúvidas

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3048-4257 | (13) 981886139 ou preencha o formulário aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Categoria: Serviço Funerário

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp