Publicado há 2 anos atrás

Tem curiosidade sobre serviços funerários? Demos uma geral e explicamos um pouco sobre eles

Matheus Fontes, diretor do Cemitério Metropolitano, esteve no programa Visita na Record conversando sobre serviço funerário e todos os serviços relacionados à morte. Você conhece a importância do planejamento? Já pensou sobre assunto? Saiba mais no vídeo abaixo, é só dar play! 

 

  1. O diferencial da estrutura do cemitério vertical
  2. Para facilitar o momento do luto, faça o planejamento com plano funerário
  3. Plano funerário: por que ter?
  4. Como a assistência funerária ajuda?
  5. Lóculo perpétuo que dá direito ao plano funerário

 

1. O diferencial da estrutura do cemitério vertical

Salas de velório, cafeteria, serviço de atendimento 24 horas, monitoramento por câmeras, estacionamento privativo e tudo o que os familiares precisam para passar pelo momento da despedida com o máximo de comodidade, amenizando a dor da perda e tendo a possibilidade de velar o corpo do ente e passar pelo luto.

 

Sobre o cemitério vertical, as pessoas ainda têm bastante curiosidade sobre seu funcionamento. Sua principal característica e benefício é: o sepultamento não tem nenhum contato com o solo, o que o torna ecologicamente correto, evitando a contaminação por necrochorume.

Na prática, os lóculos possuem um sistema de duto por onde os gases expelidos pelo corpo são conduzidos até a cobertura do edifício. Na cobertura, acontece a filtragem, que impede qualquer contaminação à atmosfera. Por isso, durante uma visita não é possível sentir nenhum odor.

Além disso, os benefícios de possuir lóculos: Cemitério Metropolitano disponibiliza o lóculo perpétuo como uma das formas mais econômicas de planejamento, pois aqui o titular e seus dependentes também têm direito aos serviços do plano funerário.

 

2. Para facilitar o momento do luto, faça o planejamento com plano funerário

Em nossa cultura, falar de morte ainda é um tabu. As pessoas procrastinam qualquer decisão ou discussão sobre o assunto. Quando ocorre um falecimento na família, tudo é resolvido de última hora, com urgência. Com isso, existem dois aspectos ruins que se destacam: o financeiro, pois, se planejado, o custo seria menor e o serviço, mais completo; e o emocional; o luto é um sentimento que precisa ser vivido, resolver questões financeiras e burocráticas interferem no psicológico dos familiares, os que mais sofrem com a perda. Por isso, precisamos falar sobre planejamento e, com ele, sobre plano funerário.

Leia também: Você tem dificuldades para lidar com a morte de um ente querido? A gente pode te ajudar a lidar com essa dor!

3. Plano funerário: por que ter?

Ainda que não seja um assunto agradável pensar na morte dos seus familiares, ou mesmo na própria, planejar-se para esse momento é algo necessário por ser inevitável. As pessoas costumam guardar dinheiro para realizar seus sonhos, como viagens, estudos, adquirir patrimônios, entre outros.

Até mesmo separam parte da sua renda para um plano de saúde, pagando por serviços que podem chegar jamais usar — o que realmente é o esperado. No entanto, nunca é pensado em sepultamento e funeral, algo que acontecerá em algum momento.

Ao ser pego desprevenido, é muito comum as pessoas terem que recorrer a empréstimos para conseguir pagar pelo serviço, que não é algo barato. Então, é preciso buscar por soluções, tomar decisões quando se está menos apto para isso. Como isso pode ser mudado? Com planejamento. Ter um plano funerário nesse momento é algo que realmente faz a diferença, pois não é preciso se preocupar com logística, documentação e dinheiro — pois já estará tudo sendo pago. Dessa forma, é possível que toda a família vele o corpo, sem que uma pessoa se sacrifique para resolver tudo e, quando perceber, o ente já tenha sido velado.

Leia também: Planeje bem a sua vida, tenha plano funerário

4. Como a assistência funerária ajuda?

Estatisticamente, as pessoas perdem seus familiares a cada dez anos. O que significa que ninguém está preparado para lidar com assuntos funerários. É comum as pessoas se sentirem perdidas quanto ao que fazer, como resolver, com quem entrar em contato. As questões mais comuns são:

  • Como liberar o corpo?
  • Como locomovê-lo? (de um município, ou estado para outro)
  • Quanto custará tudo isso?

 

É nesse momento que ter plano funerário ajuda, pois você já saberá com quem entrar em contato. Basta ligar e um representante dará início ao serviço funerário, tirando das mãos dos familiares o fardo de tomar decisões. Veja as variáveis relacionadas ao serviço funerário:

  • Liberação de corpo
  • Documentação
  • Previsão de entrada em velório
  • Previsão de remoção
  • Hora de sepultamento
  • Translado

 

Tudo isso pode ser assessorado pelo cemitério, basta haver um planejamento que antecipe esse momento. Além disso, no Cemitério Metropolitano você tem disponível todos os serviços funerários necessários para cada etapa pela qual o corpo passa. Ou seja, lá acontece desde o velório, passando pela exumação, até o ossuário.

Esse é um ponto importante ao falar de plano funerário, pois é muito comum que os locais que ofereçam esse serviço não tenham o sepultamento incluso. Algo que acaba gerando gastos extras na hora da morte.

Já no Cemitério Metropolitano, ao adquirir o lóculo perpétuo, toda a família (companheiro e filhos solteiros menores de 21) também têm direito ao plano funerário. O que significa que além da assistência, do velório, também terá o sepultamento e o ossuário.

Leia também: Meio ambiente e saúde pública: impactos causados pelo necrochorume em cemitérios horizontais.

5. Lóculo perpétuo que dá direito ao plano funerário

O plano funerário do Cemitério Metropolitano, disponível para quem possui lóculo perpétuo, concede cobertura do serviço funerário em todo território nacional, assim como para companheiro(a) e filhos(as) solteiros e menores de 21 anos. O serviço funerário abrange todo procedimento relacionado ao luto, além de simplificar o processo burocrático, não havendo mais a necessidade de uma despesa extra com um serviço ou plano funerário externo, como o sepultamento.

O Cemitério Metropolitano conta com excelente infraestrutura e toda a assistência que a sua família precisará na hora do adeus. Somos a melhor escolha para você oferecer uma despedida honrosa e tranquila para quem partiu.

Se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco!

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3048-4257 | (13) 981886139 ou preencha o formulário aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Categoria: Serviço Funerário

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp