Publicado em 14 de dezembro de 2018

Como a tecnologia pode amenizar a dor na hora da perda? Confira!

O momento da despedida de um ente querido não é fácil para ninguém. O luto é inevitável e a dor faz parte do processo, mas ela pode ser amenizada. Todo conforto oferecido àqueles que ‘perdem’ alguém é muito bem-vindo.

Por isso, cemitérios e funerárias precisam proporcionar a melhor experiência aos familiares neste momento tão difícil. E, mais uma vez, assim como durante toda a nossa vida, a tecnologia pode ser uma aliada.

Então, neste post, vamos apresentar 6 maneiras de usar bem a tecnologia para trazer mais conforto na hora da despedida. Confira.

Como a tecnologia pode amenizar a dor nos sepultamentos

Desde facilidades na hora do velório aos enterros sustentáveis, há muitas ferramentas que trazem mais conveniência e conforto no momento da perda.

01 – Velórios online

Uma das decisões difíceis a se tomar quando se perde um ente amado é o horário e a duração do velório. Há muitos casos de parentes e amigos que moram longe e demoram para chegar ao local do enterro ou sequer conseguem vir. Por isso, algumas funerárias apostam no conceito de velório online, com a instalação de uma câmera nas salas e a transmissão via Internet para quem não pode se despedir presencialmente.

02 – Comunicação via WhatsApp

Outra preocupação da família com relação ao sepultamento é conseguir avisar todos os parentes e amigos com as informações sobre o velório e o enterro. Então, alguns cemitérios e funerárias apostam em serviços de mensagens via WhatsApp. A contratar o serviço, é enviada uma mensagem com uma foto do falecido e informações sobre o sepultamento, para grupos e pessoas na lista de contatos dos familiares. Também é possível contratar até mesmo uma mensagem de agradecimento depois do enterro.

03 – QR Code em lápides

Outro avanço relacionado aos falecimentos são as soluções para facilitar a identificação e resgatar a história das pessoas enterradas. Os QR Codes já são elementos presentes em lápides de várias cidades do país. Eles trazem toda a identificação de quem está enterrado no local, como foto, biografia e árvore genealógica, facilitando o resgate histórico e a preservação da memória, utilizando a leitura pelo celular.

04 – Velas virtuais

As velas são uma tradição quando da visita a túmulos de entes queridos, principalmente em datas especiais, como Finados, Dia das Mães e dos Pais. Mas já é sabido que a quantidade de velas acesas em um mesmo local aumenta o risco de incêndio e exige precaução constante da administração do cemitério. Uma alternativa interessante são as velas virtuais, que ‘queimam’ em uma página na Internet e duram a quantidade de dias que desejar.

05 – Enterro ecológico

Também sabemos que os enterros convencionais trazem grandes problemas ambientais. Por isso, vários países investem em pesquisa para identificar soluções sustentáveis nos sepultamentos. A cremação é uma alternativa ecológica bastante viável. Há, inclusive, uma técnica de baixa temperatura, que reduz a emissão de gás carbônico. Há também cápsulas que se decompõem no solo e até uma espécie de compostagem que acelera a decomposição do corpo e utiliza caixões biodegradáveis.

06 – Sistemas de localização

É muito comum as pessoas se perderem ao tentarem localizar túmulos em grandes cemitérios. Mas já existem aplicativos que oferecem ‘mapas virtuais’ das sepulturas, permitindo que as pessoas consultem a localização exata em seu próprio smartphone. Esse recurso também facilita o serviço de ossuários.

Conheça o Cemitério Vertical Metropolitano

Se você quiser saber mais sobre a cremação, uma alternativa para enterros ecológicos, leia outros posts sobre o assunto em nosso blog e conheça este serviço oferecido pelo Cemitério Vertical Metropolitano.

Estamos em São Vicente e somos a melhor escolha para você oferecer uma despedida honrosa e tranquila para quem partiu, além de garantir um sepultamento sem impactos ao meio ambiente.

Familiares e amigos receberão todo o conforto de nossa equipe, para a despedida do seu ente amado. Faça um contato e conheça nossas instalações.

______

O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Categoria: Tecnologia
WhatsApp