Cemitério Metropolitano

Ajudando o amigo que está de luto

Como ajudar um amigo que está de luto

Sentir as dores de perder um ente querido não é fácil, mas as pessoas ao redor podem fazer com que essa dor seja menos sofrida. Entender a dor do próximo e ter empatia com as fases do luto faz de você um verdadeiro amigo que o acolhe quando ele mais precisa.

Muitos de nós tentamos ser um bom amigo, mas nem sempre nos sentimos confortáveis para lidar com certos assuntos, principalmente pelo receio de incomodar ou de ser invasivo. Por isso, separamos algumas dicas para você estar ao lado e, de forma acolhedora, ajudar um amigo que está de luto, dando apoio quando ele mais precisar da sua companhia.

Tenha paciência com o amigo que está luto

Quando alguém morre, sejam quais forem as circunstâncias, é muito doloroso. E nem sempre há como ajudar. Tentar minimizar a perda só faz com que o enlutado se sinta incompreendido. Você pode dar as condolências, como “isso é complicado”, assim como todos fazem. Porém, evite dizer “tudo acontece por uma razão” ou “seja grato pelo tempo que passaram juntos”. As pessoas têm crenças diferentes, e frases como essas duas últimas não são acolhedoras.

Esteja presente

Quando um ente querido morre, mesmo que a morte seja esperada, é um choque emocional. Às vezes, esse choque pode durar semanas, fazendo com que o enlutado pareça “bem”. Com tudo, a sua presença pode ter efeitos positivos no velório ou em uma visita para deixar flores para o falecido, por exemplo. Esteja lá com seu amigo, principalmente em situações que as outras pessoas não queiram estar. Continue lá.

Veja também: COMO A EXPERIÊNCIA SENSORIAL PODE DEIXAR A DESPEDIDA MENOS DOLOROSA

Não leve para o lado pessoal, seu amigo está em luto

Além da tristeza, os enlutados também podem sentir e expressar confusão mental, dor física, exaustão, ansiedade, insônia ou raiva. Assim como podem expressar esses sentimentos com palavras desagradáveis. As dores do luto também podem fazer com que eles esqueçam datas importantes ou podem perder planos porque é muito difícil sair de casa. Seja compreensivo.

Entenda que a dor dura enquanto durar

O processo de luto é diferente para todos. As ondas de tristeza pesada irão fluir e refluir. Haverá minutos, horas e dias mais suaves para o seu amigo, e haverá momentos de choque. Os primeiros anos são mais difíceis, pois leva tempo para integrar a perda profunda. Não sentimos menos falta de uma pessoa, quanto mais tempo ela se foi, mais gradualmente aceitamos que é assim que é.

Ofereça-se para fazer coisas comuns

O luto é um trabalho árduo e torna as coisas do dia a dia muito mais difíceis. Em vez de dizer: “Você precisa fazer algo”, ofereça-se para fazer algo, como ir ao mercado, tirar o lixo, passear com o cachorro, assistir a um filme ou preparar uma refeição nutritiva. Acolhimento é um ótimo feito para ajudar um amigo que está de luto.

Atenção na hora de parar

Se o assunto é sobre a pessoa que morreu, mas o enlutado não quer continuar a conversa, troque de assunto. Conversar sobre isso é bom e mostra que vocês não têm medo de falar sobre esse assunto tão delicado. Mas há limites e hora de parar.

Um amigo que está em luto precisa de escuta, ouça-o!

Eles podem querer contar a mesma história várias vezes, isso é comum. Ouça e esteja presente da maneira que puder. Afinal, seu amigo não vai se lembrar de todos os detalhes dessa época, mas vai lembrar, com certeza, de todas as vezes que você esteve lá. Sua companhia é muito importante, e isso de fato ajuda um amigo que está de luto.

Temos o serviço de apoio psicológico para os nossos clientes, entre em contato com a nossa equipe para saber as disponibilidades.

Além do apoio, você pode desfrutar da nossa área verde, equipe pet, lounge e velário sempre que precisar.

Mande sua mensagem para o Metropolitano.