Cemitério Metropolitano

Cão sendo examinado

Como a castração de cães e gatos impacta a sociedade

Você sabe em quais casos a castração é indicada? No blog de hoje vamos te mostrar as indicações, os impactos da castração na sociedade e o nosso projeto Castração Solidária. Com dicas de saúde pet e o contato da clínica que realiza esse projeto com a gente. Vale a pena ler até o final.

Como funciona a castração em cães e gatos?

A castração é um procedimento simples e bastante comum em clínicas veterinárias. Mas, assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, é preciso ter cuidados para a redução de risco, afinal, o foco da castração é a saúde do animal. E é por isso que o acompanhamento veterinário é tão importante, pois garantir uma castração segura e responsável é a melhor forma de evitar complicações em seu pet ou em animais em situação de vulnerabilidade.

Comece com os esses 5 cuidados:

  1. Escolha um veterinário experiente e com boas indicações;

2. Realize um check-up no seu pet antes da cirurgia;

3. Certifique-se de que o procedimento será realizado em ambiente conforme as normas sanitárias;

4. Garanta que a clínica ou hospital possui equipe especializada e que o procedimento seja realizado por um cirurgião e um anestesista;

5. Informe-se sobre o acompanhamento pós-cirúrgico e cuidados necessários;

A importância da castração segura começa no check-up antes do procedimento: é essencial conferir se o animal se encontra em condições adequadas para passar por um procedimento cirúrgico. Contar com a avaliação completa do veterinário irá garantir uma castração e recuperação tranquila, tanto para o animal quanto para o seu tutor.

No caso de quais problemas de saúde pet a castração deve ser evitada?

Se o veterinário diagnosticar doenças, infecções, problemas renais e/ou no fígado, a castração deve ser adiada. Neste caso, o que entra em prioridade são as avaliações e o tratamento desses problemas. Órgãos como os rins e o fígado precisam estar em bom funcionamento para que a recuperação do animal seja bem-sucedida. Com a saúde do pet em dia, o médico veterinário pode autorizar a cirurgia e dar início aos cuidados pré-cirúrgicos para que a castração seja realizada normalmente.

Assista também: como funciona o velório Pet Friendly

Conheça o projeto Castração Solidária com Metropolitano e Bita Pet

O projeto de castração solidária surgiu de forma discreta, como um meio de ajudar os tutores e cuidadores do bairro que desejavam castrar os seus pets, mas que tinham dificuldade para realizar a castração.

Então o Cemitério Metropolitano em parceria com a Bita Pet, clínica veterinária, iniciaram o cadastramento e a realização gradativa desses procedimentos de castração para os pets dos bairros Parque Bitaru e Vila Margarida.

Agora, após um ano do surgimento do Projeto Castração Solidária, é com muita alegria que informamos a realização de 155 cirurgias de castração para os cães e gatos dos bairros citados acima, localizados em São Vicente.

Considerando o número de gestações anuais e o número máximo de filhotes gerados em cada uma delas, juntos, conseguimos livrar do abandono e de condições precárias um total aproximado de 3.720 animais. Pretendemos expandir esse projeto e ajudar muito mais anjinhos de bigode e de quatro patas a terem vidas dignas com respeito e carinho!

A importância da castração:

– Controle populacional;

– Diminuição dos riscos de atropelamento, maus-tratos e contágio de doenças;

– Prevenção ao abandono;

– Redução do impacto negativo sobre a saúde coletiva.

A conscientização da saúde e dos cuidados com animais é extremamente importante, e cada um de nós pode contribuir com isso, seja por adoção ou doação. Compartilhe este blog para que mais pessoas saibam deste projeto solidário e da importância que a saúde animal tem para nossa sociedade.

Mora na Baixada Santista e quer levar o seu pet em uma clínica veterinária de confiança para fazer aquele check-up? Marque uma consulta com a Bita Pet! Cel: (13) 981472404. Temos certeza que o seu bichinho terá todos os cuidados necessários para seguir com uma vida feliz e saudável. 

Bibliografia:

AndradeF. M. de; FaracoC. Prevenção do abandono de animais de estimação: a educação do tutor. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 15, n. 1, p. 78-79, 1 jan. 2017.

AzevedoD. D. de; GarciaI.; SouzaR. R. de; BastosM. C.; SilvaM. M. D.; MirandaI. S. de C.; TeixeiraM. C. Conscientização sobre a castração eletiva. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 15, n. 1, p. 78-78, 1 jan. 2017.

SilvaT. C.; BarretoT. B. M.; AndradeM. B.; de MirandaA. L. S.; Guimarães-BassoliA. C. D. Conhecimento e percepção dos médicos-veterinários do hospital veterinário da UFRPE sobre a castração pediátrica. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 3, p. 72-72, 18 jan. 2016.

DiógenesT. T.; VidalL. O.; do NascimentoA. L. O.; QueirozL. L.; PessoaA. W. de P. Castração precoce. Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP, v. 13, n. 2, p. 84-84, 10 nov. 2015.

Mande sua mensagem para o Metropolitano.