Publicado há 3 anos atrás

Dicas de planejamento no momento da perda de um ente querido.

Cuidar dos trâmites do sepultamento de um ente querido não é tarefa fácil, principalmente porque tudo isso é preciso ser feito em meio à dor e ao sofrimento. São muitas decisões a serem tomadas, familiares e amigos que precisam ser avisados e normalmente não estamos emocionalmente preparados para o momento da despedida.

Uma das grandes dúvidas com relação ao sepultamento é com relação aos locais para velar e sepultar. Fazer no mesmo local ou em lugares distintos? Quais as vantagens e desvantagens de cada decisão.

Por isso, resolvemos elencar algumas vantagens de realizar o velório e o sepultamento no mesmo local. Continue lendo e entenda melhor.

Fatores que devem ser levados em conta na hora do sepultamento

01 – Transporte

Uma das grandes vantagens de realizar o velório e o sepultamento no mesmo lugar é dispensar o transporte do falecido do velório ao cemitério, bem como toda a logística de deslocamento dos familiares e amigos que acompanharão o funeral. Se os lugares forem próximos, o transtorno é menor, mas manter tudo no mesmo lugar facilita e muito e não prorroga o sofrimento dos mais próximos.

02 – Comodidade

Algumas homenagens podem ser demoradas e é muito comum que alguns entes queiram continuar no espaço para fazer orações, refletir ou ainda estar próximo daquele que partiu por mais tempo. Em muitos casos, familiares vêm de longe para o sepultamento e é natural que queiram ficar algum tempo conversando e consolando os entes queridos. Neste caso, estar no mesmo lugar durante toda a homenagem e, melhor ainda se for um local com estrutura, traz mais comodidade.

03 – Redução de Custos

Unir os locais de velório e sepultamento também pode proporcionar redução de custos, já que, normalmente, costuma-se oferecer um plano que envolve os dois serviços. E o fato de ser a mesma empresa, certamente os custos serão menores e você saberá desde o início quanto irá custar tudo, sem surpresas neste momento tão delicado.

04 – Menos burocracia

Tudo o que mais se espera diante do luto é resolver as questões burocráticas com agilidade para não ficar prorrogando o sofrimento. Ninguém quer ter que se preocupar com burocracias no momento da despedida de um ente amado, embora elas sejam inevitáveis. Mas, com uma equipe bem preparada e com todas as decisões centralizadas em um único lugar, o sofrimento será menor e os familiares podem vivenciar o luto em paz.

05 – Planejamento

Por fim, outra vantagem de centralizar velório e sepultamento no mesmo espaço é a possibilidade de planejar tudo. É possível, por exemplo, antecipar a aquisição do jazigo para evitar transtornos aos familiares e amigos. E quando tudo se encontra em um só lugar, só é necessário se preocupar com a reserva e tudo estará absolutamente sob controle.

Agora que você já conhece as vantagens de centralizar velório e sepultamento no mesmo espaço, procure o lugar ideal que promoverá a despedida final com respeito ao falecido e aos entes queridos.

______

O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Categoria: Cemitério Vertical

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp