Cemitério Metropolitano

Os tipos de acessibilidade e 8 práticas do Metropolitano

Uma das formas de superar as principais barreiras que dificultam a acessibilidade é através da informação inclusiva. Isso ocorre porque o preconceito e a discriminação podem restringir pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida de oportunidades justas para uma vida social. Por isso, convidamos você a descobrir neste blog a importância da acessibilidade, bem como os problemas que a sua ausência pode causar e, por fim, mas não menos importante, conhecer como o Metropolitano pratica a acessibilidade.

Fonte: banco de imagens

O que é acessibilidade?

Acessibilidade é a inclusão de pessoas com deficiência na participação de atividades que envolvam o uso de produtos, serviços e informações. Isso engloba desde a existência de prédios com rampas de acesso para cadeiras de rodas até banheiros adaptados para deficientes. Além de facilitar o acesso de pessoas com deficiência, tais recursos também beneficiam a todos. Por exemplo, rampas e elevadores não são úteis apenas para cadeirantes, mas também para pessoas carregando objetos pesados.

A importância da acessibilidade

Ao fornecer espaços físicos adaptados, linguagem adequada, recursos tecnológicos e inclusão no mercado de trabalho, a acessibilidade possibilita que pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida possam viver de forma independente e ter uma vida social ativa. Além disso, a acessibilidade contribui para o combate ao preconceito e à discriminação enfrentados por pessoas com deficiência.

A falta de acessibilidade pode causar problemas significativos, tais como:

Exclusão social: a falta de acessibilidade pode levar à exclusão social, o que dificulta ou impossibilita realizar atividades cotidianas, como trabalhar, estudar ou participar de momentos de lazer.

Limitações de mobilidade: a ausência de infraestruturas acessíveis, como calçadas, transporte público adaptado e prédios com rampas e elevadores, dificulta a mobilidade de pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, restringindo sua independência de movimento.

Exclusão digital: a falta de acessibilidade em sistemas digitais pode dificultar ou impedir o acesso a informações e serviços para pessoas com deficiência visual, auditiva ou cognitiva.

Dificuldade de comunicação: A falta de intérpretes, legendas, materiais em braile ou outros recursos pode dificultar a comunicação efetiva entre pessoas com diferentes tipos de deficiência e pessoas sem deficiência.

Impacto emocional e psicológico: a exclusão e as barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência podem levar a sentimentos de baixa autoestima, ansiedade e depressão, o que pode resultar em isolamento social.

Desrespeito aos direitos humanos: a falta de acessibilidade pode ser considerada uma violação dos direitos humanos de pessoas com deficiência, incluindo o direito à igualdade, à participação plena na sociedade e à dignidade.

Tipos de acessibilidade

Acessibilidade atitudinal: refere-se à percepção do outro sem preconceitos, estereótipos e discriminações. Entende-se que são as atitudes das pessoas que impulsionam a remoção de barreiras, afinal, é com essa atitude que evitamos os outros problemas que a falta de acessibilidade causa.

Acessibilidade arquitetônica: disponibilizar em locais internos, externos e em meios de transporte, recursos que seguem normas e boas práticas da acessibilidade.

Acessibilidade metodológica: diz respeito à ausência de barreiras nas metodologias e técnicas de estudo, as quais são diretamente relacionadas à concepção da atuação docente.

Acessibilidade programática: envolve a eliminação de barreiras presentes nas políticas públicas, como leis, decretos e regulamentos.

Acessibilidade instrumental: refere-se à superação de barreiras nos instrumentos, utensílios e ferramentas de estudo, trabalho, lazer e recreação.

Acessibilidade nos transportes: diz respeito à eliminação de barreiras não apenas nos veículos, mas também nos pontos de paradas e terminais.

Acessibilidade nas comunicações: envolve a eliminação de barreiras na comunicação interpessoal, escrita e digital; incluindo materiais informativos.

Acessibilidade digital: visa fornecer o acesso a equipamentos e programas adequados, conteúdo e linguagem apropriada de informação em formatos digitais alternativos.

Como o Metropolitano pratica a acessibilidade

No Metropolitano, praticamos a acessibilidade de diversas maneiras, confira:

Fonte: banco de imagens

  • Rampas de acesso: Logo na entrada, dispomos de rampas que facilitam a transição de cadeiras de rodas, carrinhos de bebês e dispositivos auxiliares de marcha, proporcionando independência de locomoção.
  • Elevadores: Nosso prédio possui 4 elevadores, sendo 2 de serviço e 2 sociais, garantindo que clientes, visitantes e colaboradores tenham fácil acesso a todos os andares.
  • Placas instrutivas: Utilizamos placas com instruções e informações sobre os locais para facilitar a comunicação e a localização.
  • Barras de segurança: Em áreas internas e externas, dispomos de barras de segurança para auxiliar todas as pessoas e prevenir acidentes.
  • QR Codes: Nossas placas instrutivas possuem QR Codes para proporcionar maior acessibilidade a pessoas com dispositivos auxiliares de leitura.
  • Homenagens personalizadas (áudio e legenda): Nossas homenagens incluem áudio e legenda, permitindo que todos apreciem e se emocionem.
  • Disponibilidade de cadeiras de rodas: Para uso no local durante velórios e cerimônias, caso seja necessário ou solicitado.
  • Espaços verdes: Elaboramos essas áreas com plantas de diferentes texturas para que possam ser apreciadas também por pessoas com deficiência visual ou sensibilidade sensorial.

Contribua com a acessibilidade

Além das práticas de acessibilidade que o Metropolitano e outras instituições implementam, você pode contribuir com a acessibilidade adotando atitudes inclusivas, como demonstrar empatia e respeito ao próximo. Aproveite para acompanhar nossas redes sociais e ficar por dentro de mais informações, eventos e novidades sobre acessibilidade no Metropolitano. Estamos dedicados a promover a inclusão e a igualdade para todos, e será uma honra compartilhar esses valores com você.

Mande sua mensagem para o Metropolitano.