Cemitério Metropolitano

Setembro Amarelo: Como Cuidar da Saúde Mental

Você sabe qual é o objetivo do Setembro Amarelo? O princípio da campanha é a conscientização, o que facilita a busca por ajuda. Com isso, a campanha visa reduzir os índices de suicídios. No Brasil, os registros e aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia. Para nos juntarmos à campanha, trouxemos mais informações sobre o assunto. Continue lendo para saber como cuidar da saúde mental, prevenir o suicídio e buscar ajuda.

(Fonte: banco de imagens)

O Que é Suicídio?

Mesmo sendo, infelizmente, algo recorrente, muitas pessoas desconhecem esse problema. Entretanto, compreender a situação é o primeiro passo para buscar ajuda. A saber, em diversas situações, o suicídio é a única solução percebida pela vítima. E identificar os comportamentos é crucial para reverter esse quadro.

Como Prevenir o Suicídio: Os 3 Pilares da Saúde Menta

Aqui você verá como melhorar a saúde mental com bons hábitos. Confira:
Prevenção: Alimentação equilibrada, regular o sono, praticar atividades físicas, dedicar tempo ao lazer e fazer check-ups de saúde periodicamente, é possível obter melhorias significativas na saúde mental.

Percepção: A percepção pode vir de si ou de um psicoterapeuta. Ouça ativamente para ter-se mais clareza sobre como seguir as melhores orientações de saúde e bem-estar.

Tratamento: Mediante consultas, podem ser prescritas psicoterapia ou medicamentos. Lembre-se: esses tratamentos requerem cuidados diários, sendo o comprometimento do paciente crucial para obter melhores resultados. Seguindo essa ordem, é possível identificar a origem do problema e escolher a vida como a melhor solução.

Como o Metropolitano Ajuda Alguém em Luto?

Nossa equipe passa por treinamentos para fornecer um atendimento humanizado. E isso inclui o apoio psicológico profissional oferecido aos nossos clientes. A psicóloga do Metropolitano, Geovana Simões, comenta a importância desse acolhimento: “O momento do luto é muito difícil para o cliente, que, ao enfrentar a perda de um ente querido ou de um animal de estimação, precisa lidar com seus sentimentos e com as questões burocráticas. Uma equipe ciente disso compreende a necessidade de cuidado e empatia ao esclarecer o processo burocrático, ajudando a amenizar algumas preocupações que possam surgir, e, consequentemente, trazendo a confiança de que, mesmo nesse processo difícil, ele está sendo amparado com o respeito que merece”.

Além disso, compartilhamos conteúdos acolhedores em nossas redes sociais. Confira:

Geovana complementa: “Por que não sofrer se você perdeu alguém que ama? Pensamos muito que não devemos chorar, não devemos ficar tristes. Mas perdemos alguém que amamos, e é este o início do processo do luto. Compreender que a pessoa se foi e que devemos expressar os sentimentos que giram em torno disso é fundamental, para depois seguir a vida no tempo que precisar.

“Se Precisar, Peça Ajuda!” - Campanha Setembro Amarelo 2023

(Fonte: banco de imagens)

Em suma, preservar a saúde mental envolve hábitos equilibrados e acompanhamento psicoterapêutico. Entretanto, se essas atitudes estão além do seu alcance, busque ajuda diretamente no site do Setembro Amarelo. Lá, você encontrará uma lista de psiquiatras associados que participam da luta pela vida de milhões de pessoas. Afinal, “Você não está sozinho. Alguém quer que você compartilhe desse sofrimento para poder te ouvir e ajudar. Falar descarrega a mente”. Conclui Geovana em apoio à campanha.

Mande sua mensagem para o Metropolitano.