Publicado há 2 anos atrás

Após falecimento, o primeiro passo é obter o atestado de óbito. Você sabe a diferença entre ele e a certidão?

O atestado de óbito deve ser o primeiro documento a ser providenciado após o falecimento de alguém. Isso porque, sem ele, não é possível tomar nenhuma decisão em relação ao falecido, tanto em relação aos serviços funerários quanto em relação a providências legais, como o cancelamento de documentos e contas de quem faleceu.

O falecimento traz a necessidade regularizar algumas questões burocráticas e a confusão entre atestado de óbito e certidão de óbito pode atrapalhar as famílias a tomarem essas providências. Entenda, abaixo, a diferença entre esses documentos e como obtê-los.

Atestado de óbito: o que é?
Como conseguir o atestado de óbito?
Certidão de óbito: o que é?
Como conseguir a certidão de óbito?


Atestado de óbito: o que é?

Também chamado de declaração de óbito, esse é o primeiro documento que deve ser providenciado após a ocorrência da morte. Ele é feito por um médico, quem vai indicar a causa da morte.

O atestado de óbito deve ser emitido para todo tipo de morte, ou seja, natural ou acidental, dentro ou fora do hospital, mas sempre emitido por um médico. No entanto, as circunstâncias em que ocorreu a morte é uma variável para a forma como será emitido o atestado de óbito.

  • Morte natural: é caracterizada quando ocorre devido a causas naturais como doenças, envelhecimento, sem a influência de fatores externos.
  • Morte não natural/acidental: acontece por fatores externos, acidentes como queda, atropelamento, afogamento, homicídios, etc. Suicídios também se enquadram em morte não natural.

 

→Como conseguir o atestado de óbito?

Quando a morte ocorre no hospital, o processo é praticamente automático uma vez que é emitida pelo próprio hospital.

Mas, em caso de morte em domicílio, a família precisa buscar o auxílio de um médico para que o mesmo elabore o atestado de óbito. Assim, o médico fará um exame presencial para avaliar e constatar a causa da morte. Ele também avaliará a necessidade de notificar as autoridades, em caso de morte suspeita. Só então o médico vai elaborar o atestado.

 

Certidão de óbito: o que é?

Já a certidão de óbito é o documento final em relação ao falecimento, emitido pelo cartório de registro civil das pessoas naturais, mas, para isso, é preciso ter em mãos o atestado de óbito. Neste, além das circunstâncias da morte, constarão também todos os dados referentes ao falecido, seus bens e herdeiros.

 

→Como conseguir a certidão de óbito?

Depois de realizar o velório e o sepultamento, a família já pode providenciar a certidão de óbito. Para fazer isso é preciso ter os seguintes documentos do falecido:

  • Atestado óbito;
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • RG
  • CPF
  • Título de eleitor;
  • Número do benefício do INSS (no caso de aposentado, beneficiário ou pensionista).

Quem for solicitar a emissão da certidão de óbito deve, também, apresentar o seu próprio RG e CPF. Também deve ser declarado se o falecido possuía bens, testamento e apresentar os dados dos herdeiros e dos filhos falecidos.

 

Conheça as vantagens do serviço funerário no Cemitério Metropolitano

Planeje-se para o serviço funerário — para você e para sua família. Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, diminuir custos e ainda respeitar os desejos do falecido.

Quem possui jazigo perpétuo, no Cemitério Metropolitano, garante tranquilidade para toda sua família. Após um falecimento, os familiares terão total assistência funerária, incluindo translado e sepultamento.

A cobertura de todo serviço funerário em todo território nacional é um benefício incluso na aquisição do jazigo perpétuo, assim como para o companheiro(a) e filhos(as) solteiros e menores de 21 anos. Com a aquisição do jazigo perpétuo, o contratante tem direito a todo serviço funerário, abrangendo todo procedimento relacionado ao luto. Ou seja, simplifica o processo burocrático e dispensa a necessidade de qualquer despesa extra, pois inclui translado, urna funerária, preparação de corpo, ornamentação de urna, entre outros.

Cemitério Vertical Metropolitano conta com excelente infraestrutura e toda a assistência que a sua família precisará na hora do adeus. Somos a melhor escolha para você oferecer uma despedida honrosa e tranquila para quem partiu.

Tem dúvidas? Entre em contato

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3048-4257 | (13) 981886139 ou preencha o formulário aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Categoria: Serviço Funerário

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp