Publicado há 3 meses atrás

Homenagem Póstuma: a despedida especial que seu ente merece

A homenagem póstuma é uma forma de se despedir com total dedicação a alguém querido que faleceu. Sentindo apenas o carinho e o amor que a pessoa deixou para trás e lidando com saudade que começa a nascer no coração daqueles que ficaram.

Essa é uma maneira de se conectar com o luto, de dar o primeiro passo em direção à aceitação. Passo essencial para dizer adeus e conseguir seguir em frente, mesmo com a ausência de alguém querido.

Mas não é apenas durante o velório que ela pode ser realizada. A homenagem póstuma também pode ser feita qualquer tempo após a morte de alguém. Como famílias que não puderam realizar o velório como gostariam devido às restrições pela pandemia da Covid-19. Ou como forma de relembrar a pessoa anos após sua morte e eventos religiosos no geral. Empresas e prefeituras também podem realizar a cerimônia de homenagem póstuma para diretores, administradores públicos, entre outras personalidades que mereçam ser lembradas com carinho.

Para saber mais sobre como funciona uma homenagem póstuma, confira o texto.

Clique direto no tópico:

O que é uma homenagem póstuma
Quando fazer uma homenagem póstuma
Como fazer uma homenagem póstuma
Por que a homenagem póstuma é importante?

O que é uma homenagem póstuma

A homenagem póstuma é uma maneira de homenagear alguém querido que faleceu. Há diversas maneiras de fazer essa homenagem, uma delas é com uma cerimônia para reunir familiares e amigos.

É uma ação importante que ajuda aqueles que ficaram a lidar com a dor da perda, a saudade e vivenciar o luto; durante a cerimônia, as pessoas podem expressar seus sentimentos e darem suporte uma as outras.

Além disso, é o momento para compartilhar boas memórias e deixar a lembrança do falecido marcada por algo positivo, não pela do da perda.

 

Quando fazer uma homenagem póstuma

Ela pode ser feita logo após a morte, durante o velório. Mas pode ser feita anos depois.

Muitas vezes as famílias não conseguem se despedir do ente logo após a morte dele. Isso pode ser devido ao choque da perda como, também, as tarefas burocráticas que surgem. As decisões financeiras, escolha do cemitério, salas de velório, entre outros serviços funerários, acaba dispersando o familiar dos seus próprios sentimentos. Então, esse período acaba sendo vivido no modo automático.

Então, a homenagem póstuma pode ser uma forma de se despedir com toda atenção e carinho que a pessoa merece.

Outra situação que surgiu atualmente são as restrições no velório devido à pandemia da Covid-19. O número e o tempo reduzido, com certeza, atrapalham a despedida. Por isso, a família pode se programar para realizar um evento de homenagem póstuma.

Além disso, empresas e prefeituras também podem fazer uma homenagem póstuma para personalidades memoráveis, como administradores públicos e outros cargos icônicos. Dessa forma, reúne-se pessoas que tenham admiração em comum e realiza-se uma homenagem.

As homenagens póstumas podem ser feitas, também, em alguma data especial, como aniversários outra data que mereça ser lembrada.

É um ato de muito carinho e respeito separar um momento para dedicar a alguém importante.

 

Como fazer uma homenagem póstuma

Quando falamos de uma cerimônia de homenagem póstuma, é possível realizar um evento com diversas ferramentas para relembrar a pessoa querida.

No Cemitério Metropolitano há uma sala especial para a realização de cerimonial de cremação, cerimônia de sepultamento e, também, homenagens póstumas. É a Sala Roma.

A família pode escolher músicas ambiente que tenham a ver com o falecido, eleger um líder religioso para celebração da cerimônia ou contar com o cerimonialista do Metropolitano.

Além disso, contamos com recurso audiovisual na sala em que é transmitido um vídeo com fotos e um texto criado a partir das informações que a família passar sobre o falecido.

Também é possível que familiares e amigos expressem seus próprios sentimentos durante a cerimônia. E, para ajudar nesse momento, as famílias podem contar com suporte psicológico na elaboração da cerimônia.

Um ponto importante da Sala Roma é sua infraestrutura. Ela foi projetada por especialista para oferecer uma experiência sensorial. Ou seja, conta com diversas texturas, como vidros e madeiras, essência aromática, bufê e música e vídeo, como já citamos. Todos esses artefatos proporcionam acolhimento para os presentes. Além disso, todo o local conta com paisagismo.

 

Por que a homenagem póstuma é importante?

A homenagem póstuma é um momento especial para familiares e amigos. É quando as pessoas podem relembrar bons momentos e dividir o peso da saudade, expressando seus sentimentos.

É importante viver o luto e lidar com suas emoções, por mais difíceis que elas sejam. Dessa forma, é possível seguir em frente depois da perda de alguém amado, mesmo tendo que conviver com a falta.

A homenagem póstuma é uma forma de dizer adeus, lembrar e demonstrar carinho para alguém que partiu. Reafirmando que a pessoa permanece viva no coração daqueles que a amam.

Conclusão

Dizer adeus é importante para familiares e amigos lidarem com o luto. Isso pode ser feito de forma muito mais tranquilo ao contar com o suporte e a infraestrutura necessária.

Outra forma de contribuir para esse momento é com o planejamento. Assim, as questões burocráticas e financeiras não roubam espaço em momento que os familiares precisam estar juntos e se acolherem.

A família pode organizar todos os trâmites, seja sepultamento, cremação, velório ou homenagem, com antecedência. Assim, também é possível ter sua vontade atendida na hora do adeus.

Não deixe a partida de alguém querido passar em branco. A homenagem póstuma é uma forma carinhosa de reconhecer a falta que a pessoa deixou para trás na vida de amigos e familiares, além de ajudar a lidar com a dor e o luto.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, entre em contato com o Metropolitano.

 

Fale com a gente e saiba mais:

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3467-4864 | (13) 9966-14644 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!

 

Conheça o Cemitério Vertical Metropolitano em São Vicente

Aqui no Cemitério Metropolitano, o cerimonial de cremação  e o cerimonial de sepultamento podem ser realizados na Sala Roma, nosso ambiente projetado para uma experiência sensorial para realizar cerimônias de velório e homenagens póstumas.

Ainda há a opção de escolher pelo velório online, em que é possível aproximar familiares e amigos que estejam longe e não consigam chegar a tempo da despedida.

Além disso, possuímos planos de pagamento acessíveis. Nós sempre incentivamos as pessoas a se planejarem para o momento da despedida que, afinal, é inevitável, mas pode ocorrer de maneira mais tranquila para os familiares.

Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, passando com mais calma pelo momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi.


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

 

 

Categoria: Salas para Velório

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp