Publicado há 2 semanas atrás

Vida após a morte? Saiba a crença de cada religião e confira dicas de filmes

O que acontece após a morte é um mistério para todos, sendo uma das maiores questões da humanidade desde o início dos tempos. Apesar disso, as diferentes culturas desenvolveram suas próprias crenças para responder se existe vida após a morte. Até mesmo a ciência tem suas próprias teorias sobre o que acontece depois que alguém morre.

Paraíso, inferno, purgatório, reencarnação… As teorias são muitas e, às vezes, chegam a ser parecidas entre a religiões.

Para você, o que acontece depois da morte? No texto de hoje vamos trazer o ponto de vista que algumas religiões e a ciência têm sobre a morte. Além disso, confira produções sobre o tema, como “Vida Após a Morte”, disponível na Netflix, e muitas outras opções de séries, documentários e filmes sobre vida após a morte. Acompanhe e confira.

Clique direto no tópico:

O que a ciência tem a dizer sobre a morte?
Pesquisadores encontram “vida após a morte” em cérebros humanos
Qual a visão da religião sobre a morte?
Catolicismo
Evangélicos
Adventistas
Judaísmo
Islamismo
Espiritismo
Umbanda
Candomblé
Budismo
Hinduísmo
Documentários, séries e filmes sobre vida após a morte

O que a ciência tem a dizer sobre a morte?

como é a vida após a morte segundo a ciência

A ciência não tem uma resposta definitiva para o que acontece depois da morte. Afinal, para indicar algo como certo, a ciência precisa seguir metodologias que não é possível aplicar quando o assunto é a morte.

Por isso, o que temos são apenas teorias científicas que permeiam essa questão. Para essas teorias, os cientistas estudam relatos de pessoas que tiveram morte clínica, mas foram “ressuscitadas” com o uso de aparelhos ou voltaram sozinhas.

Os relatos dessas pessoas acabam sendo semelhantes e se tornaram até conhecimento popular. Quem aí nunca ouviu falar sobre “um túnel com uma luz branca no final”? Esse é um dos principais relatos das pessoas que tiveram morte clínica e sobreviveram. Outros testemunhos envolvem:

  • A imagem de Deus;
  • Reencontrar parentes que já morreram;
  • Sensação de estar fora do corpo ou de leveza.

Mesmo com esses relatos, a ciência não defende a existência de uma experiência astral ou de um mundo espiritual após a morte. Os médicos costumam explicar esses relatos como sensações causadas por falta de oxigenação no cérebro, que provoca alucinações visuais e sensoriais.

Outro fator biológico é a morte dos neurônios e a perda de capacidade de reter carga elétrica. Isso acaba causando uma descarga anormal que também pode causar alucinações.

Controvérsia:

Apesar dessas explicações cientificas, alguns relatos acabam contradizendo-as e deixando médicos e cientistas sem resposta.

São pacientes que passaram pela morte clínica e voltam contando fatos que não tinha como eles saberem.

Os mais comuns são pacientes que contam sobre o que estava acontecendo em outros locais do hospital enquanto ele “estava morto”. Também é comum o encontro com parentes que acabam falecendo logo depois. Para esses relatos, os médicos não têm explicação.

Além disso, as teorias de “falta de oxigenação” e “morte dos neurônios” acabam ficando descredibilizadas. Por isso, a ciência acaba não tendo nenhuma resposta definitiva sobre o que acontece depois da morte.

Pesquisadores encontram “vida após a morte” em cérebros humanos

Existe vida após a morte ?

Em matéria publicada no portal de notícias da Exame é apresentado um estudo que mostra que partes de um tipo específico de células começam a a trabalhar mais após a morte do corpo. Não é exatamente a prova de que a vida após a morte existe, nem mesmo a forma de “vida” que se espera quando fala do assunto. Mas é no mínimo curioso descobrir que genes despertam com o fim das atividades gerais do corpo.

Segundo a pesquisa, publicada no final de março na revista cientifica Nature Scientific Reports, em análises realizadas em tecidos cerebrais mortos, coletados do banco de dados UI NeuroRepository, aferiu-se um notável aumento da atividade de células chamadas gliais, responsáveis, sobretudo, da resposta inflamatória do corpo. – Exame

A descoberta de atividades nas células após a morte abre um novo caminho para pesquisas de tratamentos de doenças como esquizofrenia, autismo e Alzheimer.

Qual a visão da religião sobre a morte?

As religiões enxergam que os seres humanos são mais que um corpo físico, então, experiências espirituais, recompensas e descanso eterno vão aparecer entre as crenças de várias religiões.

Confira a visão que algumas as religiões têm sobre a morte.

Catolicismo

católicos acreditam em vida após a morte?

Aqui no Brasil, a crença católica acaba sendo a mais conhecida entre a população, mesmo entre aqueles que não têm fé ou praticam outra religião.

Para os católicos, a morte é um assunto definido: a pessoa pode ir para o céu ou para o inferno, ou passar algum tempo no purgatório também. O destino é definido pelo que cada pessoa fez durante a vida.

Outra certeza entre os católicos é que a morte é única e dura para sempre. Por isso, não acreditam em reencarnação. A crença católica é que após o juízo final, Deus escolherá aqueles que viveram os ensinamentos de Jesus para serem ressuscitados e viverem a vida eterna no céu. Os demais irão para o inferno.

Mas, antes disso, as algumas pessoa podem passar algum tempo no purgatório para remissão dos seus pecados e, então, irem para o céu.

Evangélicos

evangélicos acreditam em vida após a morte?

A crença dos evangélicos é parecida com o catolicismo.

A diferença é que os evangélicos não creem na existência de um purgatório. Para eles, as pessoas ficam adormecidas até o momento do juízo final, em que cada um é julgado e tem seu destino decidido por Deus: céu ou inferno.

Adventistas

adventistas acreditam em vida após a morte?

Os adventistas do sétimo dia têm uma crença diferente. Para eles, os mortos adormecem até o dia da ressurreição, que é um benefício dado apenas para aqueles que cumpriram seu papel na Terra. Esses viverão a graça da vida eterna enquanto os outros simplesmente desaparecerão.

Judaísmo

judeus acreditam em vida após a morte?

Dentro do judaísmo existem diferentes vertentes de crenças, por isso, há diversas formas de interpretar o que acontece depois da morte.

De modo geral, judeus acreditam que a alma permanece viva após a morte física. Alguns acreditam na reencarnação, ou seja, quando a alma volta para viver em um novo corpo; e outros acreditam na ressurreição, que é o retorno da alma ao mesmo corpo.

Islamismo

islamismo acredita em vida após a morte?

A crença do islamismo também é semelhante à de evangélicos e católicos. Eles acreditam que essa vida é uma forma de se preparar para a vida eterna, benefício concedido àqueles que foram obedientes e seguiram os ensinamentos de Alá. Esses serão enviados ao Paraíso, já os desobedientes irão ser castigados no inferno.

No Islamismo, após a morte, a alma fica guardada esperando pelo juízo final.

Espiritismo

espiritismo acredita em vida após a morte?
Stairs in sky With Light

Para os crentes do espiritismo, a morte não é o fim. Os espíritas creem que mesmo após a morte do corpo físico o espírito permanece vivo em um novo plano astral ou, então, reencarnado em um novo corpo.

No espiritismo, as reencarnações são uma nova oportunidade de melhorar e evoluir seu espírito. Os praticantes da caridade, amor e o bem evoluem mais rápido e passam por menos reencarnações, a não ser que queiram.

A religião também acredita em Deus, mas não como uma entidade que vai julgar se as pessoas são boas ou más. Para eles, Deus fez criou os espíritos sem discernimento do que é bom ou mau e, durante a vida, isso é aprendido.

Umbanda

candomblé acredita em vida após a morte?
Campinas, SP/Brazil – April 1 2018: practicioners of afro-brazilian religions perform a cleansing ritual during easter cerimonies

Na umbanda, acredita-se na reencarnação que pode acontecer em sete locais diferentes, regidos pelos orixás. Após a morte, o espírito é atraído para um desses mundos.

A umbanda se assemelha do espiritismo, pois acreditam que a reencarnação é uma forma de evoluir. Aqueles que aprenderam durante a vida, não precisam reencarnar, podem escolher evoluir para outro plano, onde lidarão com suas memórias e receberão auxílio de outros espíritos mais evoluídos. Já as pessoas que não aprenderam durante a vida, têm a chance de reencarnar.

Outra opção dos espíritos evoluídos é se tornarem protetores dos menos evoluídos na Terra. Já os maus espíritos, também podem continuar presos nesse plano para perturbar os vivos.

Candomblé

umbanda acredita em vida após a morte?
Cowrie (cowry) shells used for decorating apparels, making necklaces and playing dice games

Para o candomblé, as almas precisam cumprir seu destino. Caso a pessoa morra entes disso, sua alma vagará entre o céu e a terra até se tornarem seres eternos e conscientes.

Então, os crentes dessa religião enxergam a morte como uma passagem para outra dimensão, onde estão outros espíritos, guias e orixás.

Budismo

budismo acredita em vida após a morte?
Buda

Os budistas também acreditam na reencarnação, seja como humano ou como a animal. Além disso, acredita-se em diferentes mundos também. A forma como cada um reencarna depende da sua conduta em vida, bem como do seu carma.

Hinduísmo

budismo acredita em vida após a morte?
Shiva (Deus supremo da morte e destruição)

No hinduísmo, a morte é uma passagem para uma nova dimensão. Dependendo da evolução que teve, a alma poderá passar por um período no loka, o que é o paraíso para os hindus. Após esse período, a alma reencarnará.

Mas antes da reencarnação, a alma conhecerá seu destino para saber quais desafios terá que superar. Então, o nascimento é o início de uma missão que precisa ser concluída, que também ajudará a pagar as dívidas das vidas anteriores.

É daí que surgem as castas, pois as almas mais evoluídas reencarnam nas castas mais altas. Até que a alma evolua a ponto de não precisar mais reencarnar.

Documentários, séries e filmes sobre vida após a morte

Para quem gosta de saber mais sobre vida após a morte, pode conferir produções sobre o tema. Sejam histórias fictícias, baseadas em fatos reais ou até mesmo documentários, sempre dá para aprender mais a respeito do mundo sobrenatural acompanhando essas produções. E se você é uma dessas pessoas que se interessa pelo tema, confira agora algumas produções que separamos para você!

Documentário – Vida Após a Morte – Netflix

Lançada em janeiro deste ano na Netflix, Vida Após a Morte é um documentário com 6 episódios. No original “Surviving Death”, a série documental é baseada no best-seller de mesmo nome, escrito por Leslie Kean, e conta sobre as crenças de vida após a morte e mediunidade. Essa é uma produção norte-americana, dirigida pela cineasta Ricki Stern especialmente para a plataforma de streaming Netflix.

Filme – A Vida Após a Vida – Prime Vídeo

Alguns fazendeiros vivenciam um evento estranho quando um dos bois de seu rebanho foge para e acaba perdido no meio da floresta. Então, o filho de um dos fazendeiros vai atrás do animal. Mas a surpresa está quando o rapaz retorna, pois ele fala com a voz de sua mãe que já está morta.

Filme – Além da Morte – Netflix

Nesse filme que mistura ficção científica e suspense, cinco estudantes de medicina começam a explorar experiências de quase morte com a intenção de fazerem algumas descobertas. Na experiência, cada utem seu coração parado e depois revivido. Por isso, começam a ter visões em flash, como pesadelos da infância, e a refletir sobre pecados que cometeram. Mas essas consequências ficam ainda mais intensas, pois eles começam a sentir efeitos físicos a partir de suas visões. Enquanto isso, tentam buscar uma cura para a morte.

Filme – The Discovery – Netflix

Mais uma produção de ficção científica, mas dessa vez com um quê de drama. Nesse filme, um cientista comprova cientificamente a existência de vida depois da morte. Mas a revelação acaba acarretando efeitos negativos na população: uma onde suicídios. Em paralelo a isso, o filho desse cientista se apaixona por uma mulher que tem um passado marcado por eventos trágicos.

Série – Black Mirror – Netflix

Alguns episódios da série Black Mirro acaba retratando a vida após a morte de maneiras inusitadas devido a influência da tecnologia. Em um dos seus episódios mais famosos, o San Junipero, em que duas meninas vivem e se apaixonam no “Paraíso” que na verdade é modelado enquanto suas consciências estão em um computador após seus corpos terem morrido. A pessoa ainda pode escolher entre várias décadas da humanidade para experimentar, como se fossem cenários de um jogo interativo. Você pode conferir os outros episódios que falam sobre a vida após a morte conferindo este post em nosso Instagram.

Série – The Good Place – Netflix

The Good Place é uma série que traz uma abordagem mais cômica da vida após a morte, mas deixa também um quê de reflexão sobre nossos atos durante a vida.⁣ A história começa com a morte de Eleanor, que acorda e descobre que está no “lugar bom” devido às suas boas ações durante a vida. Mas ela logo percebe que houve um engano e que seu lugar não é ali. Então, se vê no dilema entre continuar mentindo ou ir para o “lugar ruim”.

Viva! A vida é uma festa – Disney+

Nessa animação, acompanhamos Miguel, um menino de 12 anos. Ele quer ser músico, mas sua família desaprova. O enredo é inspirado no feriado mexicano do Dia dos Mortos e na tentativa de mudar a opinião de sua família, Miguel acaba “do outro lado” encontrando todos os seus parentes mortos e resolvendo um mistério que transpassava gerações.

Saiba mais sobre o Cemitério Vertical Metropolitano em São Vicente

Aqui no Cemitério Metropolitano, o cerimonial de cremação  e o cerimonial de sepultamento podem ser realizados na Sala Roma, nosso ambiente projetado para uma experiência sensorial para realizar cerimônias de velório e Homenagens Póstumas. Além da Sala Roma, ainda oferecemos mais quatro opções de salas para velório.

Também há a opção de escolher pelo velório online, em que é possível aproximar familiares e amigos que estejam longe e não consigam chegar a tempo da despedida.

Além disso, possuímos planos de pagamento acessíveis. Nós sempre incentivamos as pessoas a se planejarem para o momento da despedida que, afinal, é inevitável, mas pode ocorrer de maneira mais tranquila para os familiares.

Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, passando com mais calma pelo momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi.

Quer saber mais sobre nossos serviços? Fale com a nossa equipe!

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3467-4864 | (13) 9966-14644 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!

Publicado em 27/11/2020 – atualizado 16/09/2021


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, homenagem póstuma e cerimônias religiosas para quem deseja prestar celebrar a memória de um ente querido.

Categoria: Curiosidades

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp