Publicado há 3 meses atrás

Cremação de animais: como funciona, valor e onde fazer

A maior dúvida sobre a cremação de animais é como funciona o processo. Esse é um serviço que vem se tornado cada vez mais presente na nossa sociedade. Infelizmente, os tutores de animais não tinham alternativa senão se despedir do animal como “descarte correto de resíduos”. É assim que as prefeituras e a maioria dos centros veterinários lidam com a morte dos animais de estimação. Essa falta de respeito e consideração à memória do animal acaba gerando mais sofrimento aos tutores. Como se não bastasse, descartar animais como resíduos também causa contaminação do solo, além de ferir outras questões ambientais importantes.

Para evitar o desrespeito ao animal e ainda mais sofrimento aos donos, a melhor opção é contar com a cremação de animais, que garante uma despedida respeitosa, além de ser um último gesto de carinho e amor para quem proporcionou tantos momentos felizes durante a vida. Além disso, ainda é uma alternativa sustentável para o meio ambiente.

No vídeo, Roberta Nachif, Diretora Geral do Metropolitano, fala sobre a cremação de animais. Clique e confira.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

Se preferir, clique direto no tópico:

Cremação de animais: como funciona?

Por que a cremação de animais é importante para o luto?

Desde quando as pessoas costumam optar pela cremação de animais?

Cremação de Animais: como funciona no Metropolitano

Quais documentos necessários?

Escolha o Metropolitano e ajude outros animais

Qual o valor da cremação de animais?

Cremação de animais: como funciona?

Do ponto de vista técnico, a cremação de animais funciona como uma cerimônia de cremação de pessoas. Da mesma forma, o processo de cremação de animais é totalmente sustentável, não emite poluentes. 

Os corpos são colocados em um forno específico sem qualquer objeto. A temperatura é de, em média 1000°C e o processo dura mais ou menos 40 minutos, depende do peso do animal.

Após a cremação, os ossos que ainda ficaram grandes são moídos para se misturarem às cinzas. Então, tudo pode ser colocado em uma urna funerária e entregue aos tutores.

Por que a cremação de animais é importante para o luto?

Ao perder um bichinho de estimação, o sofrimento do luto é o mesmo enfrentado por quem perde um amigo ou familiar. Lembrando que cada luto é o único, não é possível comparar como uma pessoa enfrentou a perda de duas pessoas diferentes, assim como não é possível comparar duas pessoas que perderam o mesmo ente querido. 

O que estamos dizendo é que a perda de um animal de estimação também gera sofrimento, angústia, sensação de vazio e impotência. Então, também surge a ansiedade por não saber o que fazer com o corpo. Quando a morte ocorre no veterinário ou mesmo se o animal passou por algum tratamento, o mais comum é contar com a clínica para fazer o descarte do corpo. 

Desde quando as pessoas costumam optar pela cremação de animais?

A forma como as pessoas têm cuidado dos animais vêm melhorando ao longo dos anos. Isto é, as pessoas estão tratando os animais com mais respeito, considerando que todos são seres sencientes e não objetos. É claro que ainda há um longo caminho a ser percorrido até que, de fato, o relacionamento entre pessoas e animais não seja baseado em exploração. Infelizmente, ainda vemos muitos casos de maus tratos, abandono e exploração, mas, com certeza, podemos perceber uma mudança positiva quando olhamos para o passado. 

Então, considerando esse tratamento das pessoas para com os animais, a preocupação com os rituais de passagem que envolvem vidas não-humanas é um comportamento recente. E antes tarde do que nunca, não é? 

Muitas pessoas têm percebido que não faz sentido descartar seu bichinho como resíduo depois de uma vida de companheirismo, carinho e alegria. Assim, nada mais justo que oferecer uma despedida respeitosa para o amigo de quatro patas.

Mas muito tempo atrás, em Paris, foi registrado o início do hábito de cremação de animais. Em 1899, a medida começou como prática sanitária para evitar o descarte de animais mortos em canais ou locais que acabavam gerando contaminação dos lençóis freáticos. Depois, a prática começou a ser considerada uma ação de respeito à vida e à memória do animal. 

Atualmente, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) incluiu nos serviços do Hospital Veterinário a cremação de animais. Até então, esse é o único cemitério público para animais não apenas do Brasil, mas também da América Latina. Chamado de “Cemitério de Animais Cadelinha Sasha”, o local ainda tem o discurso para conscientizar as pessoas de não enterrarem os animais no fundo do quintal.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) incluiu nos serviços do Hospital Veterinário a cremação de animais.

“O cemitério Cadelinha Sasha é o único público da América Latina voltado exclusivamente para enterro de animais de pequeno porte. O cemitério atende duas necessidades dos criadores de animais domésticos. A primeira trata-se da questão sanitária, ao definir um local próprio para enterro dos animais, evitando a contaminação do solo por bactérias patológicas. A outra é sentimental, onde proprietários que consideram seus animais como membros da família têm um espaço adequado para sepultá-lo”

Cremação de Animais: como funciona no Metropolitano

Cremação de animais em são vicente

O processo de cremação de animais é padronizado, mas aqui no Metropolitano oferecemos sempre o maior respeito aos animais. Quem já visitou nosso espaço conhece nossos mascotes e a nossa história ainda vai além. 

Comumente, fazemos o resgate de cachorros e gatos abandonados nas redondezas do nosso edifício. Além do atendimento veterinário, financiamos a castração e encaminhamos o animal para adoção. Com essa ligação entre o Metropolitano, nossa equipe e os animais, não podíamos esquecer que o momento da despedida também merece respeito e consideração. Assim, damos início à Cremação Pet do Metropolitano. 

A partir desse serviço, além de podermos oferecer conforto e uma despedida digna, também teremos oportunidade de ajudar ainda mais os animais da região por meio de doações de ração às ONGs. 

Agora, confira como funciona a cerimônia de cremação de animais aqui no Metropolitano. 

  • Compras preventivas com benefício de economia;
  • Todo animal pode ser cremado, basta o tutor autorizar;
  • Diante do falecimento, nossa equipe orienta sobre os procedimentos e faz a retirada do animal;
  • Cerimônia de despedida antes da cremação para toda a família e convidados, com vídeo de homenagem. O vídeo será desenvolvido priorizando a acessibilidade, isto é, com legendas e narração para deficientes visuais e/ou auditivos. Assim, deficientes que precisam se despedir do seu cão guia, também podem contar com Metropolitano nesse momento;
  • Além das cinzas, a família ganha uma miniatura dos Pets Metropolitano como lembrança;
  • Nossa psicóloga faz a entrega das cinzas e disponibilizamos uma sessão de apoio psicológico ao tutor.

As cinzas são entregues em urnas personalizadas. A urna padrão, inclusa no valor da cremação, é uma casinha de cachorro (primeira imagem), mas os tutores podem comprar à parte outros modelos. Confira nas imagens a seguir.

O ideal é que a Cremação de Animais seja adquirida preventivamente. Assim,no momento do falecimento, o Metropolitano prestará todo o atendimento. Além disso, sempre há economia e os tutores podem se programar financeiramente com mais tempo.

Mas, em caso de aquisição emergencial, basta ligar no atendimento que nossa equipe resolve tudo. Então, se você busca por cremação de animais em Santos, São Vicente, Praia Grande e outras cidades da região, conte com a excelência do Metropolitano e garanta o melhor custo-benefício.

Quais documentos necessários?

Os documentos que o tutor deve apresentar são os próprios documentos pessoais, informar o nome do animal e algumas especificações tipo: raça, idade etc. É um procedimento bem simples.

Escolha o Metropolitano e ajude outros animais

Além de oferecer o melhor custo-benefício, com respeito aos animais e máximo apoio aos tutores, o Metropolitano também estende esse cuidado a outros animais. A cada 10 vendas preventivas efetuadas, o Metropolitano doará 15kg de ração a uma ONG ou entidade de proteção animal da região. 

Além disso, todos os meses, o Metropolitano, em parceria com a Bita Pet, doará 10 castrações mediante cadastro prévio. Por enquanto, o benefício é para os moradores do Parque Bitaru e Vila Margarida, em São Vicente.

Qual o valor da cremação de animais?

Se você está buscando cremação de animais em Santos, São Vicente, Praia Grande ou demais cidades da Baixada Santista, pode conferir que o Cemitério Metropolitano oferece o melhor custo-benefício, com conforto à família e respeito à memória do bichinho de estimação. 

  • A compra preventiva garante uma economia de até 15%;
  • Pagamentos à vista também contam com 10% de desconto. 

No mais, o valor varia de acordo com o peso do animal. Com até  50kg, a cremação de animais custa a partir de R$1.100. Para animais com mais de 50kg, a cremação custa em torno de R$1.500.

Essa é uma média de valores, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe e conferir nossas condições especiais de pagamento e os valores atuais do serviço. 

Você tem dúvidas sobre a Cremação de Animais? Converse com a gente!

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3467-4864 | (13) 9966-14644 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!

Conheça outras opções do Cemitério Vertical Metropolitano

Aqui no Cemitério Metropolitano, o cerimonial de cremação  e o cerimonial de sepultamento podem ser realizados na Sala Roma, nosso ambiente projetado para uma experiência sensorial para realizar cerimônias de velório e Homenagens Póstumas. Além da Sala Roma, ainda oferecemos mais quatro opções de salas para velório.

Também há a opção de escolher pelo velório online, em que é possível aproximar familiares e amigos que estejam longe e não consigam chegar a tempo da despedida.

Além disso, possuímos planos de pagamento acessíveis. Nós sempre incentivamos as pessoas a se planejarem para o momento da despedida que, afinal, é inevitável, mas pode ocorrer de maneira mais tranquila para os familiares.

Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, passando com mais calma pelo momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi.


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, homenagem póstuma, velório online, cremação de animais e cerimônias religiosas para quem deseja prestar celebrar a memória de um ente querido.

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp