Publicado há 1 mês atrás

Quando e como fazer uma Homenagem Póstuma?

A Homenagem Póstuma é toda homenagem feita após o falecimento de alguém. Pode ser realizada uma cerimônia de Homenagem Póstuma durante o velório, por exemplo, ou mesmo meses ou anos depois. 

Existem muitas formas de homenagear quem partiu. Tatuagens, eventos, ações solidárias entre muitas outras opções. Neste texto, nós vamos falar sobre a Cerimônia de Homenagem Póstuma, que é um evento com amigos e familiares em que ocorre diferentes ações que lembrem a pessoa falecida. Como vídeo de homenagem, texto sobre a pessoa e uma playlist selecionada pela família, tudo conduzido por um cerimonialista para deixar os familiares à vontade e livres para viverem o momento.

Mas o que pouca gente sabe é que é possível realizar essa Cerimônia de Homenagem Póstuma em diversas situações e momentos. E é justamente isso que vamos esclarecer hoje. Para saber quando você pode realizar uma Homenagem para o seu ente querido e como realizá-la, confira o texto. 

Se preferir, clique direto no tópico:

Como fazer uma Homenagem Póstuma

Como funciona a Homenagem Póstuma?

Cerimônia que antecede o sepultamento ou cremação

Na entrega das cinzas

Após o translado

Datas especiais

Locar o espaço para realização de uma cerimônia religiosa

Qualquer momento após a morte de alguém

Como fazer uma Homenagem Póstuma

Como dissemos logo no início, é possível homenagear alguém que faleceu de diversas formas. Seja com tatuagens, realizando eventos ou ações que reaviva a memória de alguém querido. Entre os famosos, por exemplo, a forma mais comum de homenagem é através de produções de filmes e minisséries e até o lançamento de livros.

No caso do Cazuza, por exemplo, sua mãe lançou um livro sobre a história dele e ela também fundou uma ONG para ajudar crianças com aids. Além disso, também há um filme sobre o artista, sem contar os diversos shows e covers realizados em sua homenagem. Só com o exemplo do Cazuza, é possível perceber que famosos recebem homenagem póstuma de diversas formas. 

Mas, claro, toda pessoa pode receber uma homenagem dos seus familiares e amigos. Há diversas pessoas ao nosso redor que merecem ser homenageadas durante a vida e merecem, também, que sua memória siga vívida através daqueles que fizeram parte da sua história. Uma forma de reacender essa memória é através da homenagem póstuma realizada em cerimônias especiais. Essas cerimônias podem ser realizadas em qualquer momento após a perda de um ente. Tanto no momento do velório, para uma despedida que conte com outros elementos, quanto meses ou anos depois. 

Atualmente, devido à Covid-19, muitos familiares e amigos ficaram sem se despedir daqueles que amam. Por isso, pensar na Homenagem Póstuma é um conforto, pois amigos e familiares, lá na frente, poderão se reunir novamente para celebrar a memória de alguém querido.

A seguir, separamos alguns momentos que você pode escolher para realizar a Cerimônia de Homenagem Póstuma para seu ente querido. 

Como funciona a Homenagem Póstuma?

Há muitas maneiras de se realizar uma homenagem póstuma. No Cemitério Vertical Metropolitano, há uma sala especial para a realização de cerimonial de cremação, cerimônia de sepultamento e, também, homenagens póstumas. É a Sala Roma.

Os familiares escolhem as músicas ambiente que tenham a ver com a pessoa homenageada, criando uma playlist personalizada para o momento. A família também pode escolher um líder religioso para celebração da cerimônia ou contar com o cerimonialista do Metropolitano.

Além disso, contamos com recurso audiovisual na sala em que é transmitido um vídeo com fotos e um texto criado a partir das informações que os familiares passam sobre o ente querido. O texto é desenvolvido especialmente pela nossa psicóloga, que conversa com a família. Para ajudar nesse momento, ela presta suporte psicológico às famílias durante o planejamento da cerimônia. Também é possível que familiares e amigos expressem seus próprios sentimentos durante a cerimônia. 

Um ponto importante da Sala Roma é sua infraestrutura. Ela foi projetada por especialista para oferecer uma experiência sensorial. Ou seja, conta com diversas texturas, como vidros e madeiras, essência aromática, bufê e música e vídeo, como já citamos. Todos esses artefatos proporcionam acolhimento para os presentes. Além disso, o Metropolitano conta com paisagismo em todos os seus ambientes.

Cerimônia que antecede o sepultamento ou cremação

Ao invés de escolher o modelo tradicional de velório, seja antes do sepultamento ou antes da cremação, é possível realizar uma Homenagem Póstuma para a pessoa querida. 

É um evento muito bonito, que relembra momentos da vida da pessoa por meio de um vídeo e um texto exibido no momento da cerimônia. 

Na entrega das cinzas

A entrega de cinzas pode contar com a Cerimônia de Homenagem Póstuma, principalmente se a cremação não tiver tido um cerimonial. Às vezes, os familiares ainda estão muito abalados com a perda e preferem realizar a cremação ou sepultamento da maneira mais simples possível. Mas isso não significa que não possa haver uma homenagem depois. A entrega das cinzas é uma boa oportunidade para isso.

A homenagem póstuma também pode ser feita na entrega de cinzas quando é realizada a cremação de restos mortais, após a exumação de uma pessoa que foi sepultada.

Após o translado

Pessoas que foram sepultadas podem ser transferidas após a exumação, tanto para o ossuário em um novo cemitério, quanto para um novo sepultamento ou para a cremação de restos mortais.

Independente do motivo do translado, é possível realizar uma Cerimônia de Homenagem Póstuma para celebrar a memória da pessoa.

Datas especiais

Aniversários, aniversários de casamento e outras datas comemorativas especiais sempre trazem uma melancolia junto à memória de alguém que partiu. O primeiro ano de luto é o mais difícil, pois é a primeira vez que os familiares vivenciam datas importantes sem aquela pessoa querida. 

Se a família quiser celebrar a memória dessa pessoa e compartilhar esse momento com outros familiares e amigos, como uma forma também de prestar apoio mútuo, a Homenagem Póstuma pode ser realizada nessas datas importantes de aniversário, casamento entre outras.

Locar o espaço para realização de uma cerimônia religiosa

Apesar de o Metropolitano oferecer infraestrutura e acompanhamento completo para os familiares realizarem sua Homenagem Póstuma, é possível que a família deseje algo mais simples e queira contar apenas com a infraestrutura do Metropolitano. A Sala Roma, como citado no início, possui uma arquitetura que oferece experiência sensorial. Por isso, disponibilizamos apenas o local para locação, em que a família realiza a cerimônia como preferir. 

Por exemplo, convidar algum líder religioso para conduzir a cerimônia, como uma missa ou um culto, ou o representante de qualquer outra religião. 

Qualquer momento após a morte de alguém

Como você viu, é possível realizar a Cerimônia de Homenagem Póstuma em qualquer momento após a perda de alguém. Nos tópicos anteriores, citamos apenas alguns exemplos para que você lembre que é possível.

Mas não é necessário apresentar nenhuma justificativa, basta apenas querer celebrar a memória de alguém querido para realizar a cerimônia, convidar familiares e amigos e compartilhar esse momento com todos que foram importantes para alguém que partiu.

Homenagem Póstuma no Metropolitano

Dizer adeus é importante para familiares e amigos lidarem com o luto, assim como manter viva a memória de quem se foi é uma forma de continuar retribuindo o amor e os ensinamentos que alguém compartilhou durante sua vida. 

Contar com o suporte e a infraestrutura necessária pode fazer toda a diferença na hora de se despedir ou homenagear alguém querido. 

Não deixe que a morte de alguém leve embora tudo o que ele significa para familiares e amigos. A homenagem póstuma é uma forma carinhosa de reconhecer a falta que a pessoa deixou para trás na vida de quem a conhecia, além de ajudar a lidar com a dor e o luto.

Se quiser saber mais sobre esse assunto, entre em contato com o Metropolitano.

Fale com a gente e saiba mais:

Mande mensagem através do WhatsApp, pelo telefone (13) 3467-4864 | (13) 9966-14644 ou mande uma mensagem aqui mesmo no site. Estamos prontos para melhor atender você e tirar suas dúvidas!

 

Conheça o Cemitério Vertical Metropolitano em São Vicente

Aqui no Cemitério Metropolitano, o cerimonial de cremação  e o cerimonial de sepultamento podem ser realizados na Sala Roma, nosso ambiente projetado para uma experiência sensorial para realizar cerimônias de velório e homenagens póstumas.

Ainda há a opção de escolher pelo velório online, em que é possível aproximar familiares e amigos que estejam longe e não consigam chegar a tempo da despedida.

Além disso, possuímos planos de pagamento acessíveis. Nós sempre incentivamos as pessoas a se planejarem para o momento da despedida que, afinal, é inevitável, mas pode ocorrer de maneira mais tranquila para os familiares.

Com planejamento, é possível facilitar a burocracia, passando com mais calma pelo momento do luto, assim como diminuir o valor das despesas e ainda respeitar os desejos de quem se foi.


O Cemitério Metropolitano é um cemitério vertical localizado em São Vicente/SP, que oferece assistência e plano funerário. Utilizando técnicas modernas para a minimização de impactos ambientais, com suas instalações e lóculos. Possui crematório, salas para velório, ossuários e realiza cerimonial de cremação, para quem deseja prestar sua última homenagem.

Categoria: Sem categoria

Acompanhe no Instagram!

WhatsApp
WhatsApp